A Profissionalização de jovens rurais na Pedagogia da alternância das Escolas Famílias Agrícolas.
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Resumo
Essa pesquisa está inserida no ambiente dos estudos acerca da Educação do Campo, especificamente, para o Ensino Médio e Profissionalizante, onde investigamos, a partir, dos olhares dos jovens rurais egressos das Escolas Famílias Agrícolas as contribuições da Pedagogia da Alternância para um processo formativo dos/as destes que refletem nos espaços de trabalho para que os mesmos possam intervir pela melhoria da qualidade de vida das famílias e comunidades do campo. A pesquisa se desenvolveu, tendo como método a pesquisa participante, através de uma abordagem de cunho dialético. Utilizamos como dispositivos de pesquisa o questionário semiaberto que contribuiu para a construção colaborativa da Proposta de Intervenção (Plano Propositivo para a complementação da profissionalização dos Jovens Rurais). Tivemos como colaboradores desse estudo jovens egressos das Escolas Famílias Agrícolas que atuam na Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar e Sustentável do Piemonte. Tal proposta foi pensada considerando que as construções dos processos formativos são enriquecidas quando as diversidades, os contextos sociais, culturais, valores e as subjetividades das comunidades que somados ao conhecimento cientifico passam a oferecer aos envolvidos a oportunidade de vivenciar uma dinâmica no processo de ensino/ aprendizagem que contribua para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, comunidade e escola.