Impactos Socioambientais causados pela Nova Barragem de rejeito da Jacobina Mineração e comércio no Município de Jacobina – Ba

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2013-12-15
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

A mineração apresenta-se como um dos setores básicos da economia do país, sendo a sua contribuição decisiva para o desenvolvimento dos municípios onde extraem o minério. Como esta atividade é impactante, cabe a seus executores minimizar os efeitos, com a contratação de pessoal qualificado na área ambiental, juntamente com um estudo prévio do local catalogando toda sua biodiversidade. Esta pesquisa tornou-se viável devido À comunidade de Canavieiras que está sendo impactada com o rejeito proveniente da extração de ouro pela Jacobina Mineração e Comércio S.A. que, pertence ao grupo canadense Yamana Gold. Nesta pesquisa buscamos identificar como a construção da barragem de rejeito pela mineradora está afetando a população de Canavieiras no município de Jacobina – Bahia. O embasamento teórico da pesquisa está pautado em autores como: ARAUJO, FARIAS, KOPEZINSKI entre outros que nos deram subsídios para identificar, o quão impactante é a atividade mineradora para a comunidade de Canavieiras e seu entorno. Nesta pesquisa foi utilizada uma abordagem exploratória, onde o conhecimento é construído através de um estudo de caso, junto à população local. Através destes encontros na comunidade afetada, foi constatado como o local esta sendo impactado pela barragem de rejeito, com danos irreparáveis a fauna, a flora e riscos a Bacia Hidrográfica do rio Itapicuru Mirim.


Descrição
Palavras-chave
Citação
SOUZA, Vivaldo Alencar de. Impactos Socioambientais causados pela Nova Barragem de rejeito da Jacobina Mineração e comércio no Município de Jacobina – Ba. Orientador: Prof. Me. Edvaldo Hilário dos Santos. 2013. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, 2013.
Palavras-chave