O Processo de Decadência dos Engenhos de Rapaduras na Região de Bananeiras e seus Impactos Econômicos e Sociais –1970-1989

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2014-11-15
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNEB
Resumo

O referido trabalho monográfico tem por objetivo Identificar às causas que levaram a quase totalidade do desaparecimento dos engenhos de cana de açúcar na região de Bananeiras na década de 1970, visando as consequências que a população sofreu. O interesse pela pesquisa surgiu da necessidade em compreender o trabalho dos engenhos de cana de açúcar e as razões que culminaram no processo de desativação dos engenhos e os impactos causados pela desativação dos mesmos e as relações com as novas culturas praticadas na localidade. Apresenta inicialmente um pouco da história dos engenhos, como se dava o processo da utilização da cana de açúcar. Utilizamos, para tanto os estudos de Souza 2007; Leite 2010; ÚNICA 2008; Cardoso 2009. Os lócus da pesquisa engenhos de cana de açúcar na comunidade de Bananeiras, no município de Pindobaçu-Ba.


Descrição
Palavras-chave
Engenho, Engenhos de Rapadura, Pindobaçu –BA, Novas culturas praticadas na localidade de Pindobaçu-Ba
Citação
SENA, Jean de; ARAÚJO JUNIOR, José Bezerra; RAMOS, Sueleide; SILVA, Valtécia Fernandes da; O Processo de Decadência dos Engenhos de Rapaduras na Região de Bananeiras e seus Impactos Econômicos e Sociais –1970-1989X. Orientador: Jedean Gomes Leite. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)- Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Jacobina-BA, 2014.