O Ensino de Gramática na Escola: uma visita aos conceitos e práticas docentes e discentes nas aulas de língua

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2014-12-01
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar a utilização da gramática nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II. Tem como corpus da pesquisa cinco alunos do nono ano e duas professoras de Língua Portuguesa do Colégio Municipal José Vieira Irmão, localizado no Piemonte da Chapada Diamantina, no povoado de Cachoeira Grande, município de Jacobina, a uma distância de 330 quilômetros de Salvador, capital do Estado da Bahia. A metodologia adotada foi a pesquisa de campo de cunho qualitativo, foram utilizados para análise dos dados a realização de um questionário e a observação na sala de aula, com intuito de verificar se o trabalho com a gramática busca contemplar as novas teorias educacionais através da gramática contextualizada. Assim, abordamos como referencial teórico estudos de autores como: Travaglia (2009), Antunes (2007), e os PCN (1998) para fundamentar a análise dos dados. Tendo por base esta percepção constatamos que as professoras direcionam a sua prática pedagógica às novas correntes possibilitando ao aluno interagir por meio do uso da linguagem, de modo a desenvolver a sua competência comunicativa e reflexiva por meio de variados textos.


Descrição
Palavras-chave
Gramática, Língua, Ensino
Citação
PEREIRA, Maria Givaneide da Silva. O Ensino de Gramática na Escola: uma visita aos conceitos e práticas docentes e discentes nas aulas de língua. 2014. 64f. Orientadora: Ma.Thaís Nascimento Santana Santos. Monografia apresentada ao Departamento de Ciências Humanas Campus IV da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Jacobina –Ba,2014.