Práticas de letramento nas séries finais do ensino fundamental do Instituto Educacional São Francisco De Assis - IESFA

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Data
2018-03-01
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Resumo

O presente estudo buscou identificar as práticas de letramento promovidas pelos professores de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental II. A pesquisa que deu origem a este trabalho foi desenvolvida no Instituto Educacional São Francisco de Assis – IESFA, situado na cidade de Várzea do Poço, interior da Bahia. Os fundamentos teóricos que embasam este texto foram construídos a partir da obra de autores como Kleiman (2000); Mortatti (2004); PCN’s (1997); Rojo (2009); Soares (1998, 2002, 2003, 2004), entre outros. A abordagem metodológica utilizada baseou-se na pesquisa qualitativa, através de um estudo de caso, onde os dados foram coletados por meio de observações, questionários, e teve como sujeitos da pesquisa três professores e dezessete alunos da escola acima mencionada. Diante deste estudo e, a partir da análise dos dados coletados, verificamos que os professores trabalham com alguns gêneros textuais, mas os mesmos ainda não são muito explorados, precisa de um maior aprofundamento, na maioria das vezes o texto é utilizado como pretexto para ensinar a gramática normativa, dessa forma, a metodologia utilizada pelos docentes não contribui para promover níveis mais avançados de letramento. No entanto, um dos maiores desafios que a escola precisa enfrentar é proporcionar condições ao sujeito de participar efetivamente de práticas de letramento, direcioná-lo para a formação do cidadão participativo, consciente de seu papel na sociedade, de modo que responda às exigências para inserir-se no mundo letrado.


Descrição
Palavras-chave
Letramento, Alfabetização, Leitura, Escrita, Práticas Pedagógicas
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