Título: Compreensões Dos Professores Sobre As Novas Tecnologias Na Educação Matemática: Refletindo A Prática
Autor(es): Santos, Ademir Ferreira Dos
Palavras-chave: Formação do professor
Tecnologias
Data do documento: 2012
Resumo: Esta pesquisa suscita uma investigação sobre o uso das tecnologias no ensino da matemática, pois se compreende que seu uso está inserido em todo lugar, principalmente nos meios que envolvem educação. Com o tema “Compreensões dos professores sobre as novas tecnologias na educação matemática: refletindo a prática”, este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo analisar as compreensões dos professores de matemática sobre a influência do uso das tecnologias no processo de ensino aprendizagem, trazendo uma discussão sobre as tecnologias de informação e comunicação no contexto do educando, sendo um impulsionador das novas práticas educacionais. Com esse propósito foram escolhidas três escolas do Ensino Médio da rede Estadual do município de Campo Formoso-BA. O referencial teórico que norteou este trabalho foram as discussões de D’Ambrosio (2012), Romanelli (2003), Lakatos (2005), Valente (2007). Optamos por uma abordagem qualitativa, por considerar que esse tipo de pesquisa apresenta aspectos técnicos e metodológicos que possibilitam uma melhor apropriação dos elementos a serem estudados, onde os envolvidos participaram diretamente do processo, dando preciosas informações, para a análise de dados. Como instrumento de coleta utilizou-se o questionário fechado que teve como intuito traçar o perfil dos sujeitos bem como suscitar considerações em torno do ensino de matemática, utilizamos também a entrevista semiestruturada, visando um contato direto do sujeito com o objeto. Constatou-se que os professores consideram positiva a utilização das tecnologias, contudo é preciso que se deem condições tanto físicas como metodológicas para que seja usada positivamente no processo de ensino e assim contribua na aprendizagem do educando. Observou-se, no entanto que há uma cobrança em torno de uma instrumentalização do professor para o uso das tecnologias, além de observar lacunas nos laboratórios de tecnologia de informática, que em alguns casos encontram-se desativados. Entretanto foi possível observar que o uso das tecnologias vem contribuindo para uma mudança de paradigmas na educação, principalmente no que se refere à avaliação.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11896/691
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Ademir.pdf692,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir