Título: Política de Diversidade e Inclusão para Pessoas com Deficiência no Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi
Autor(es): Reis, Andreia Rêgo da Silva
Palavras-chave: Política de Diversidade e inclusão
Pessoa com Deficiência
Data do documento: 2017
Resumo: A presente dissertação trata-se de uma pesquisa, cujo objetivo foi analisar a Política da Diversidade e Inclusão do IF Baiano da perspectiva da promoção do acesso e permanência de pessoas com deficiência nas atividades ofertadas pelo Instituto. Constituiu-se de uma investigação de cunho qualitativo, caracterizada como interpretativa e crítica e foi realizada, especialmente, por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, utilizando-se de questionários e entrevistas semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. Foram participantes do estudo quinze alunos com necessidades específicas (NEE), dez professores atuantes em salas onde se encontram inseridos os discentes com NEE, três gestores ( Diretor geral, Coordenador de Ensino e Coordenador de Assuntos Estudantis) e dois técnicos atuantes no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne). No estudo abordou-se aspectos históricos da Educação Especial na perspectiva inclusiva no Brasil, explicitando, de forma contextualizada, aspectos importantes do processo de inclusão da pessoa com deficiência no país e também sobre a Política da Diversidade e Inclusão do IF Baiano e a Implantação do Napne, que se constitui um elemento norteador das ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência na instituição. O principal desafio deste intento foi revelar se e de que forma a Política de Inclusão contribui para a permanência exitosa dos alunos com deficiência no processo de ensino aprendizagem. Os resultados obtidos respondem ao desafio deste intento e possibilitam apresentar uma proposta de reestruturação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do IF Baiano – Campus Guanambi, consolidando o acompanhamento e monitoramento do processo de ensino aprendizagem dos alunos com deficiência para que seja efetivado o processo inclusivo na instituição.
URI: http://www.saberaberto.uneb.br/jspui/handle/20.500.11896/661
Aparece nas coleções:Pós-Graduação Stricto-Sensu Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (GESTEC)

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