Projeto Político Pedagógico de EJA da Rede Municipal de Ensino de Salvador: Educação e Estranhamento

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Data
2016
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Resumo

Essa pesquisa teve como objeto o Projeto Político Pedagógico – PPP da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino da cidade do Salvador, identificando a participação da comunidade escolar na proposição/elaboração deste documento, através de diálogos com Técnicos da Secretaria Municipal de Educação, Gestores e Coordenadores Pedagógicos de 03 escolas da Regional do Cabula que integram a Rede Municipal de Ensino de Salvador. Assim, teve como objetivo geral: analisar o PPP da EJA da Rede Municipal de Ensino de Salvador na perspectiva das escolas que integram a Regional do Cabula, identificando a participação da comunidade escolar na proposição/elaboração deste documento. Iniciei por uma pesquisa documental e bibliográfica, contando com as contribuições da Constituição Federal (1988), da LDB 9394/96, das Resoluções e dos Pareceres do CNE e CME. Para discutir sobre o estudo da EJA, no tocante as suas especificidades, o direito à educação, as Políticas Públicas e o PPP, dialogei com Freire (1987), Beisiegel (1997), Paiva (2009), Gadotti (2009), Haddad (2000), Cury (2002); para análise do PPP contamos com as contribuições de Veiga (2009), Souza (2004) e Vasconcellos (2006); Di Pierro (2001) e Bonetti (2007), destacando as Políticas Públicas voltadas para esta modalidade de ensino. Para o processo da pesquisa, tive alguns questionamentos: Qual o papel do PPP da EJA da rede Municipal de Ensino de Salvador? Qual a percepção dos profissionais quanto ao PPP da EJA? Como se deu a participação da comunidade escolar no processo de elaboração do PPP da EJA? A abordagem metodológica para esta pesquisa é qualitativa e utilizar-se-á modalidade de Pesquisa Bibliográfica, Documental, tendo como dispositivo a Entrevista Semiestruturada e Oficina Formativa. Como produto final da pesquisa, elaborei Proposições para a elaboração do PPP nas Unidades Escolares considerando as legislações e referenciais teóricos que tratem as especificidades do público e do contexto da EJA, a ser apresentado à Secretaria Municipal de Ensino Educação de Salvador – SMED.


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Palavras-chave
Educação de Jovens e Adultos, Projeto Político Pedagógico
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