Do caderno de receitas da vovó ao site do curso de cozinha: a construção do conhecimento e a inovação tecnológica na EJA

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2015
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

O presente trabalho de investigação emergiu da implicação da pesquisadora com o campo de pesquisa, como decorrência de outras atividades anteriormente desenvolvida com o público da Educação de Jovens e Adultos. Trata-se de uma pesquisa participante de abordagem qualitativa e com orientações da multirreferencialidade, cujo objetivo foi o de analisar, à luz da participação dos estudantes no desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem, os princípios da educação digital de jovens e adultos, com princípios emancipatórios. O campo de pesquisa é o Instituto Federal Baiano e os seus sujeitos são os estudantes do Curso Técnico em Cozinha na modalidade Proeja, que participaram da atividade de construção de um ambiente virtual, denominado Nutrieja. Foi adotada a abordagem multirreferencial pela visão ampliada de cultura e pesquisa que cultiva, possibilitando mergulhar no universo sociocultural dos seus sujeitos, e se enxergando como tal, buscando compreender a diversidade, as similaridades, as diferenças e as interdependências nas relações que iam se apresentando no campo de investigação. A pesquisa permitiu compreender a atividade realizada pelos sujeitos da pesquisa como uma prática multirreferencial, que também decorreu na constituição de um espaço multirreferencial de aprendizagem. Também possibilitou o exercício do olhar ampliado para a denominada sociedade da informação, assim como para as implicações, de valores e interesses nela disseminados, na vida do cidadão-trabalhador. Ainda, colaborou para a elucidação do processo de apropriação das tecnologias digitais por este público, apontando quais as barreiras que estes estudantes encontraram, quais desafios conseguiram, ou não, enfrentar e como esta apropriação desencadeou, por parte de alguns, em produção de conhecimento. Além disso, permitiu a percepção de algumas limitações e possibilidades da atividade na perspectiva de uma educação digital com princípios emancipatórios, apontando-a como profícuo objeto para estudos futuros, onde se vislumbra a possibilidade de ampliação dos olhares para a prática docente e para a gestão na educação de jovens e adultos.


Descrição
Palavras-chave
Educação de Jovens e Adultos, Tecnologias digitais
Citação
GONÇALVES, Yone Carneiro de Santana. Do caderno de receitas da vovó ao site do curso de cozinha: a construção do conhecimento e a inovação tecnológica na EJA. Orientadora: Maria Olívia Matos Oliveira. 2015. 137f. Dissertação (Mestrado Profissional), Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos - Departamento de Educação Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2015.
Palavras-chave