Título: Avaliação da Qualidade de Jogos Digitais Educativos: Trajetórias no Desenvolvimento de um Instrumento Avaliativo
Autor(es): Coutinho, Isa De Jesus
Palavras-chave: Avaliação de jogos digitais
Jogos digitais educativos
Data do documento: 2017
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar como os jogos digitais são avaliados, bem como teve a intenção de propor um instrumento de avaliação que subsidie os professores na identificação de jogos digitais educativos de qualidade para os cenários escolares. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de natureza exploratória com aproximações a uma pesquisa aplicada, na medida em que buscou propor um instrumento para avaliar a qualidade dos jogos digitais educativos pelos professores. Trinta e um participantes integrados ao Centro de Pesquisa Comunidades Virtuais – UNEB, espaço empírico do estudo, compuseram o grupo de avaliadores que se dividiram em três categorias, quais sejam: pesquisadores de jogos em geral, desenvolvedores e apenas professores de educação básica. Dois jogos desenvolvidos pelo referido centro foram escolhidos para a validação do instrumento proposto. O capítulo sobre metodologia, que se encontra dividido em duas partes, teve como intenção inicial tanto situar o leitor a respeito do percurso metodológico trilhado como delinear toda a estratégia metodológica de desenvolvimento do instrumento. O Instrumento de Avaliação da Qualidade de Jogos Digitais Educativos tem como escopo subsidiar a prática docente na escolha de um jogo digital de qualidade para o ensino e a aprendizagem escolar, caso seja interesse do professor interagir com este tipo de elemento tecnológico. Ainda no que concerne à metodologia, foi proposta a classificação de qualidade dos jogos a partir da interação com o referido instrumento. Os resultados deste processo revelaram a validação semântica de cada etapa de desenvolvimento do instrumento a partir dos três grupos de participantes. Cada um desses grupos gerou uma versão mais aprimorada do instrumento, até sua versão final. Dessa forma, como considerações finais, tem-se a importância de iniciativas geradas por esta pesquisa, haja vista que por meio do instrumento proposto é possível trazer contribuições para a educação; contudo, isto não resolverá os problemas relativos às tecnologias nas escolas, dentre elas, os relativos aos jogos digitais, uma vez que se trata de uma situação complexa que envolve sistema de ensino, formação de professores e políticas públicas.
URI: http://www.saberaberto.uneb.br/jspui/handle/20.500.11896/636
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC)

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