Título: Currículo Integrado e Trabalho – A Formação Continuada do Professor do (Proeja): Uma Pesquisa Compreensiva e Propositiva
Autor(es): Maia, Maria Cristiane Correia
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Currículo Integrado
Data do documento: 2015
Resumo: A pesquisa configurada nesta Dissertação procurou evidenciar e compreender de forma propositiva a pertinência e a relevância dos entrelaçamentos entre os conceitos de Currículo Integrado e Trabalho como Princípio Educativo no contexto dos processos formativos dos professores do PROEJA, na Rede Pública Estadual de Senhor do Bonfim – BA. Nessa perspectiva a questão problema que serviu como fio condutor para a pesquisa aqui retratada envolve compreender ―ate que ponto se articula analiticamente os conceitos de currículo integrado e trabalho como princípio educativo no contexto da complexidade da formação continuada do professor do PROEJA/ ENSINO MÉDIO da Rede Estadual de Senhor do Bonfim?‖. A pesquisa ora realizada tem cunho qualitativo. É de orientação etnográfica, visto que descrever de forma refinada o fenômeno que queríamos conhecer, foi fundante. Como dispositivo de interpretação das informações fizemos uso da análise de conteúdos de base hermenêutica, utilizando a combinação de três dispositivos de coleta de informação – análise documental, entrevista semiestruturada e grupo focal, buscando como parâmetro de análise a tríade conceitual: conhecimento, cultura e trabalho. As compreensões que emergem dos referidos dispositivos evidenciam que o olhar lançado por esses sujeitos históricos no contexto do PROEJA no CEEPS, não está dissociado de um conhecimento teórico sistematizado e implicado com a formação. No entanto, reconhecem que, a proposta curricular integrada ainda é um desafio e, vai exigir um espaço/tempo para o planejamento coletivo, na perspectiva do pensar juntos uma educação continuada mais ampla, que possa dialogar com as práticas, concepções, certezas e incertezas desses professores, até então, forjadas na experiência da sua docência a partir dos seus etnométodos.
URI: http://www.saberaberto.uneb.br/jspui/handle/20.500.11896/629
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir