Museu Virtual para o Antigo Teatro São João da Bahia, Através de uma Abordagem Socioconstrutivista

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Data
2017-06-19
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Resumo

Com a experiência adquirida em pesquisa anterior, na dissertação de mestrado, (2011), em que foi simulada a Cidade do Salvador do século XVI (1551), foi elaborada também esta pesquisa de doutorado, que trabalhou a construção de uma solução de modelagem em 3D para o Teatro São João da Bahia, considerado como polo e reflexo das práxis da Salvador dos séculos XIX e XX. A concepção foi desenvolvida a partir do problema da inexistência de uma modelagem na perspectiva socioconstrutivista para o Teatro São João da Bahia. Dessa forma, a tese objetivou possibilidades ao sujeito, aqui entendido como intelectual na perspectiva gramsciana, ser historiador de si mesmo (sujeito aprendiz), a construir novos conhecimentos (metacognição) através de aprendizagem significativa, mediada pela prática de visitação e interação com o museu proposto, tomado numa perspectiva sócio-histórica. Objetivou também a produção e uso dos museus virtuais e outras modalidades de estudo com suporte digital como ambientes de aprendizagens, novas fronteiras para a pesquisa e o conhecimento histórico, educativo e educacional, bem como por constituir espaço que se pretendeu mediado. Para isso, a tese foi argumentada com referências não só de obras e estudiosos do campo da História, mas de áreas diversas, como a Arquitetura, a Música, a Arte, a Geografia, o Design as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, imprensa falada e escrita e acervos diversos como vastas iconografias. Assim, emergiram desta tese contextos que reportaram uma Salvador e um teatro São João plurais e ricos nas suas dinâmicas e que, por conseguinte, deram “régua e compasso” para seguir com as autenticações, a construção do Museu Virtual do TSBA e solução e aplicações práticas. Com essas perspectivas, esta solução de modelagem socioconstrutivista tomou como princípios epistemológicos, a Praxiologia em Antonio Gramsci, o Dialogismo e a Polifonia em M. M. Bakhtin, a Zona de Desenvolvimento Imediata em Lev Vigotski, e o Pensar Histórico em Robert Martineau. Concomitante a essas epistemes, a pesquisa foi engendrada pela metodologia DBR (Design Basic Research), que se caracteriza pelos ciclos, soluções práticas e aplicadas. Dessa forma, mesmo que tenham sido enfrentados alguns obstáculos, a tese se comprovou através dos ciclos de aplicação que ocorreram entre o período de 13 de março a 7 de abril, 1º ciclo de aplicação, e de 8 de abril a 12 de maio de 2017, 2º ciclo de aplicação, totalizando 61 dias. Para tanto, foi registrada a ocorrência de 5.972 visualizações do site do Museu Virtual do TSJBA, de 2.357 ações concretizadas pelos 2.235 mil sujeitos e usuários de forma direta ao Museu Virtual do TSBA, além dos fóruns que se formaram nas redes sociais, das parcerias, das redes colaborativas com que conta o Museu Virtual, da sua presença em muitos meios de comunicação, não só na Bahia, mas também em alguns veículos de comunicação fora do Brasil, e do acesso em todos os continentes, em 48 países, em 21 estados brasileiros e em inúmeras cidades da Bahia, do Brasil e do Mundo. No 3º ciclo, 3ª aplicação, até o fechamento da escrita da tese, dia 15 de junho de 2017, e que, por questões didático-cientificas, não foi aqui aprofundado em suas análises, já foram registrados o acesso de 41 usuários e 94 visualizações de páginas, sendo 37 no Brasil. E, como o Museu Virtual se comprovou, dialógico, polifônico e socioconstrutivista, continua em constantes transformações, caminhando para ciclos de interação e interatividade intermitentes, sendo relevante a contribuição que os resultados desta pesquisa estão possibilitando para esta e as gerações futuras, ao resgatar as ancestralidades, os hábitos, os costumes, a história e a memória da Cidade do Salvador e da Bahia.


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Palavras-chave
Teatro São João da Bahia, Museu Virtual 3D, Socioconstrutivismo
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