Título: A Gestão dos Projetos Pedagógicos de Cursos Técnicos de Nível Médio no Instituto Federal da Bahia – IFBA
Autor(es): Santos, Noeme Silvia Oliveira
Palavras-chave: Educação Profissional
Gestão Educacional
Data do documento: 2016
Resumo: Essa pesquisa se configurou com o objetivo de analisar o processo de gestão dos Projetos Pedagógicos de Cursos Técnicos (PPCs) de Nível Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) tomando por base as possíveis dificuldades enfrentadas pelos gestores. Os sujeitos envolvidos nessa investigação são os coordenadores de curso técnicos e diretores de ensino dos diferentes Campi do IFBA, que desempenham atividades diretamente relacionadas aos PPCs. Quanto à forma de abordagem, esta pesquisa é essencialmente qualitativa (pois os instrumentos utilizados não visam mensurar os resultados), construída com base num plano amostral, por meio do método não probabilístico. A verificação se pautou na análise bibliográfica e documental e utilizou, como instrumento de coleta de dados, o questionário semiestruturado (direcionados aos diretores de ensino dos Campi do IFBA). No que se refere à investigação direcionada aos coordenadores dos cursos técnicos, empregou-se uma fonte secundária de dados (levantamento realizado pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) do IFBA, especificamente pelo Departamento de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (DETEC)), que forneceu informações relevantes para esse estudo. A pesquisa almejou, desde o início, averiguar como ocorre o processo de gestão dos cursos técnicos – oferta regular – e identificar modelo(s) adotado(s) pelo IFBA. Com os dados obtidos foi possível verificar que não há um modelo de acompanhamento sistemático e nessa perspectiva é que foi elaborada uma proposta de instrumento de gestão e acompanhamento de projetos de cursos técnicos de nível médio – oferta regular, para colaborar com as atividades desenvolvidas pela PROEN e subsidiar as ações dos gestores dos PPCs no IFBA.
URI: http://www.saberaberto.uneb.br/jspui/handle/20.500.11896/615
Aparece nas coleções:Pós-Graduação Stricto-Sensu Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (GESTEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Texto final Celia.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir