Título: Estratégias para Implantação e Gestão do Projeto: “A Rádio Da Escola na Escola da Rádio” Pelo Geotec/Ba Na Rede Pública de Ensino
Autor(es): Dourado, Icilma Nicolau Pazos
Palavras-chave: Gestão Estratégica
TIC
Data do documento: 2017
Resumo: O termo Gestão encontra-se normalmente atrelado a área da administração, partindo do pressuposto de que as empresas necessitam de pessoas para gerir (Gestores), nos diversos departamentos (administrativo, financeiro, operacional), que compõem uma estrutura organizacional. Porém, o seu sentido está amplamente difundido e utilizado em diversos setores, contemplando inclusive o campo da Educação. Pensar a gestão de projetos educacionais é aproximar a prática de atividades da realidade dos lugares, sistematizando ações que unam elementos educacionais formais e não formais a partir do entendimento do lugar, característica esta que compõe o projeto “A Rádio da Escola na Escola da Rádio”. Neste sentido, o objetivo deste relatório de pesquisa é descrever, relatar as experiências na organização e sistematização do projeto “A rádio da escola na escola da Rádio”, ao qual demandou a criação de um documento para difundir e ampliar a aplicação das intervenções/engajamento nas escolas da rede pública de ensino, a partir da correlação entre Universidade, Escola e Comunidade. Desta forma, caracteriza-se como problema de investigação: como a elaboração de estratégias para implantação e gestão do projeto “A Rádio da Escola na Escola da Rádio” pode possibilitar o registro, a organização, sistematização, ampliação e aplicação nas escolas da rede pública de ensino? Busca-se, com isso, atender às demandas de uma gestão colaborativa e participativa, onde o foco das decisões e construção é realizado de forma horizontalizada, permitindo uma participação de cooperação, ao que concerne a construção do conhecimento a partir do entendimento do lugar. Esta proposta, influenciada pelos pressupostos metodológicos da pesquisa aplicada, visa utilizar como abordagem a pesquisa participante, inspirando-a nas dinâmicas mobilizadas pelos projetos que compõem “a Rádio”, desenvolvidos pelo grupo GEOTEC/UNEB, em uma perspectiva de redimensionamento e exploração das potencialidades das Geotecnologias e das Tecnologias Informática Comunicação - TIC, no sentido de um processo social de construção e apropriação do espaço pelos sujeitos e do ciclo PDCA para o desenvolvimento e avaliação de um tutorial digital enquanto produto da pesquisa. Como resultado da pesquisa, foram construídas estratégias para a implementação e gestão do projeto da “Rádio na Escola da escola da Rádio”, visando o fortalecimento, organização e expansão na rede pública de ensino. Devese considerar que o produto dessa pesquisa, não busca desenhar um modelo engessado, mas dar orientação de que forma o projeto pode ser aplicado nas unidades escolares, respeitando as especificidades de cada uma sendo portando possível redimensioná-las às características e necessidades do lugar.
URI: http://www.saberaberto.uneb.br/jspui/handle/20.500.11896/614
Aparece nas coleções:Pós-Graduação Stricto-Sensu Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (GESTEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL ICILMA DOURADO.pdf9,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir