Título: CRENÇAS DE DOCENTES EM FORMAÇÃO SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Autor(es): Jurandir Lima dos Santos
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de Língua Inglesa
Formação docente
Crenças
Data do documento: 14-Jul-2017
Resumo: Dentro da Literatura da Linguística Aplicada, os estudos sobre crenças de docentes em formação no que tange o processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa tem sido bastante disseminados. Estudar as crenças desses docentes (aluno de Letras e provável futuro professor) é de extrema importância por possibilitar que os mesmos reconheçam e reflitam sobre as suas crenças que, por muitas vezes, influenciam de forma negativa as suas práticas pedagógicas. Neste sentido, esta pesquisa surge da necessidade de se analisar e descrever as crenças dos docentes em formação de Língua Inglesa pela Universidade do Estado da Bahia no processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa. Tendo como base teórica os estudos de Pajares (1992), Barcelos (2004), Silva (2005), entre outros, o presente trabalho utiliza os estudos na área de ensino-aprendizagem em Língua Inglesa com foco nas crenças de professores em formação. A metodologia escolhida para o desenvolvimento desta investigação contempla uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo e bases etnográficas. A fim de alcançar nosso objetivo, o presente estudo utiliza-se de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos participantes dessa pesquisa foram alunos dos dois últimos semestres dos cursos de Letras, Língua Inglesa e Literaturas, totalizando 11 participantes ao todo. Os resultados mostram que, dentre outras, os alunos têm as seguintes crenças: a universidade não é o melhor lugar para se aprender Língua Inglesa; o laboratório de línguas é um recurso indispensável para o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa; a aprendizagem de Língua Inglesa deve ser divertida; o professor de Língua Inglesa deve ser o mediador entre os alunos e o conhecimento. Este estudo pretende contribuir não só com uma reflexão sobre o impacto dessas crenças no processo de ensino-aprendizagem de inglês, como também levar a futuros graduandos a desmistificação e a ressignificação de tais crenças ajudando-os na reflexão de suas práticas.
URI: http://www.saberaberto.uneb.br/jspui/handle/20.500.11896/575
Aparece nas coleções:Letras / Língua Portuguesa e Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRENCAS DE DOCENTES EM FORMACAO SOBRE O ENSINOAPRENDIZAGEM DE LINGUA INGLESA NA UNIVERSIDADE DO.pdf537,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir