Integração do google maps ao jogo simulador Kimera: cidades imaginárias criação do K-maps aplicado à educação cartográfica

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Data
2016
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Resumo

Sob a forma de Relatório Técnico, este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva apresentar o processo de desenvolvimento de uma extensão denominada K-Maps1 – para o jogo-simulador2 “Kimera: Cidades Imaginárias”. Este propósito foi planejado e desenvolvido pelo Grupo Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC), com base nos conceitos de jogos digitais e simuladores, cartografia e engenharia de software, espaços vividos e percebidos. Com o desenvolvimento desta extensão, pretende-se potencializar a exploração dos conceitos que envolvem a Educação Cartográfica, de forma que é possível explorar, por meio de mapas, não somente a localização, mas também o espaço onde se reproduzem imagens relacionadas à criação de lugares e seus reconhecimentos, tais como: coordenadas geográficas, percursos e/ou localizações utilizando o nome da rua, bairro, cidade e Estado. A exploração desses conceitos propicia dinamismo e potencializa o jogo-simulador “Kimera”, com o objetivo de que a criança, ao estar jogando, tenha a possibilidade de trazer, para dentro do Kimera, o mapa de seu bairro, sua cidade, ou seja, do lugar onde vive. O desenvolvimento do K-Maps justifica-se não apenas por sua importância quando do uso dos mapas e suas localizações, mas pelo seu potencial pedagógico ao redimensionamento da Educação Cartográfica nos anos iniciais do Ensino Fundamental e ainda devido à escassez de geotecnologias similares na sala de aula e nas práticas socioespaciais. O percurso metodológico abordado neste trabalho baseia-se na metodologia colaborativa e aplicada, associada aos métodos PDCA (Plan, Do, Check, Act) e o PDSII (Processo de Desenvolvimento de Software Interativo Incremental), para composição e desenvolvimento desta extensão. Esse entrelaçamento de proposições metodológicas conduziu a uma dinâmica de construção coletiva, com a participação de pesquisadores do GEOTEC e do GIPRE, professores e alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Álvaro da Franca Rocha, na composição dos processos para a construção e integração do K-Maps e de suas possibilidades atreladas ao jogo-simulador “Kimera: Cidades Imaginárias”, no que se refere ao redimensionamento da Educação Cartográfica na Rede Pública de Ensino. Disponível no site para download.


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Palavras-chave
Jogos eletrônicos, Jogos para computador
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