Narrativas de si como prática de formação docentes da EJA

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Data
2016
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Resumo

A intenção deste texto é apresentar um relato de experiências de oficinas (“Vida de estudante” e “Cenas de sala de aula”) de Formação Docente na EJA vinculado ao Projeto de Pesquisa Formação Reflexiva do Professor em Educação de Jovens e Adultos: questionamentos, inquietações e perspectiva numa escola pública. Tais oficinas objetivaram problematizar as Histórias de Vida dos educadores da EJA enquanto estudantes a fim de trazer à tona essas memórias. A partir de que esse exercício fortaleça nos docentes da EJA a vinculação afetiva com seus educandos e contribua para a adoção da dialogicidade nessa práxis, apoiamos - nos num paradigma de escola enquanto espaço sociocultural. Acreditamos que os saberes múltiplos adquiridos pela experiência de vida dos educandos da EJA e dos educadores precisam estar numa interlocução dialógica a qual enfatize a experiência de ensinaraprender no cotidiano escolar. Assim sendo, os relatos falam sobre os pontos de entrave na cultura escolar, nas possibilidades de novos olhares conciliatórios entre as necessidades e os interesses reais dos educandos e nas trajetórias de formação profissional dos docentes na EJA. Optando por uma pesquisa qualitativa, a sistemática da formação reflexiva em grupo focal nas oficinas de leituras e nos relatos autobiográficos no ambiente escolar, desenvolvemos, através da circulação de interações conversacionais, um ambiente para a auto-formação – buscar na teoria e nas discussões os suportes teóricos que possam preencher as lacunas das necessidades formativas docente. A partir dessas problematizações, acreditamos que a pesquisa venha fortalecer a necessidade da formação docente continuada como prática sistemática na vida curricular da comunidade escolar.


Descrição
Palavras-chave
Memória, Formação docente, Educação de Jovens e Adultos
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