O lugar da multimodalidade em livros didáticos de língua portuguesa: articulação entre o verbal e o visual

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2013
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

Atualmente estamos vivenciando um grande crescimento da tecnologia, em especial, da internet, e com isso, novas formas de interação têm sido impostas ao homem moderno, inclusive no espaço escolar. Apesar dos diversos recursos tecnológicos de que a escola dispõe nos dias atuais, como televisão, computador, DVD, datashow entre outros, o livro didático (LD) ainda ocupa um lugar de destaque no ambiente escolar, devido a sua importante função na construção dos conhecimentos. Por isso, procuramos analisar o trabalho desenvolvido com os gêneros que congregam as linguagens verbal e visual, presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa. Nosso objetivo foi o de investigar quais textos visuais são mais recorrentes na seção de atividades e verificar com quais funções são utilizados nos exercícios e como se articulam essas duas linguagens. Elegemos para compor o corpus da nossa pesquisa, dois livros didáticos de 6ª série do Ensino Fundamental II de Língua Portuguesa. Para tal, recorremos aos pressupostos teóricos sobre gêneros textuais, ensino de língua, texto e multimodalidade e a importância do livro didático como apoio prioritário ao professor e ao aluno em sala de aula para construção do conhecimento. Com intenção de selecionarmos as categorias de análise utilizadas para compreensão das funções dos gêneros visuais/multimodais encontrados nas seções de atividades e da articulação entre as linguagens verbais e visuais. Trata-se de uma pesquisa de análise documental de abordagem qualitativa. A partir da análise dos dados verificamos que os textos visuais compõem a seção de atividades dos dois LDs analisados. Essa informação revela que os LDs têm introduzido cada vez mais os textos visuais, comprovando assim, que estes estão em conformidade com outros recursos usados pela escola para auxiliar o processo de construção do conhecimento. No que diz respeito à utilização dos textos visuais na seção de atividade dos LDs analisados, verificamos que os gêneros tira, anúncio, fotografia e charge foram os gêneros mais recorrentes. Além desses gêneros, verificamos também que outros textos visuais foram encontrados nos dois livros analisados, servindo como apoio para resolução dos exercícios.


Descrição
Palavras-chave
Texto visual, Multimodalidade, Livro didático de Língua Portuguesa
Citação
ANDRADE, Janete Maria de. O lugar da multimodalidade em livros didáticos de língua portuguesa: articulação entre o verbal e o visual. 2013. 53f. Orientadora: Prof.ª Ms. Thaís Nascimento Santana Santos. Trabalho Monográfico apresentado à Universidade do Estado da Bahia, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas no Departamento de Ciências Humanas – Campus IV, Jacobina, Ba, 2013.