Educação Profissional no Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia Da Bahia: Análise dos Fatores Intraescolares da Evasão como Base para Criação do Observatório Pedagógico Institucional no Campus de Irecê/Bahia.

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2016
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

O presente estudo se insere na linha que discute Educação Profissional do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental e Gestão Social dos Territórios (GEPET), com o objetivo de analisar os fatores intraescolares envolvidos no fenômeno da evasão dos educandos dos cursos do ensino médio integrado no IFBA – Irecê, propondo a implantação de um Observatório Pedagógico Institucional. Através da descrição e análise da história da Rede Federal de Educação buscou-se descrever suas mudanças de nomenclatura, compreendendo sua relação com a missão da instituição e perfil dos estudantes que se configurou em cada período. Discutiu-se acerca dos fatores envolvidos no fenômeno da evasão, caracterizando-a a partir de perspectivas individuais e institucionais. Tratou-se do tema a partir da importância de uma gestão democrática e participativa para melhorar o desempenho discente e reduzir as taxas de evasão. Para tanto, buscou-se descrever os aspectos do Projeto Pedagógico Institucional, relacionados com o fenômeno, identificando como esses se materializam na prática do campus. Com um estudo investigativo exploratório utilizamos como procedimentos: análise documental e pesquisa de campo. Como resultado, além de questões socioeconômicas e de dificuldade de adaptação do estudante, foram apontados os seguintes fatores intraescolares: falta de formação didático-pedagógica dos professores bacharéis, currículo não integrado, falta de ações coletivas para o redimensionamento da gestão pedagógica e de acompanhamento dos estudantes com dificuldades de aprendizagem e/ou adaptação. Como produto da pesquisa, propõe-se a criação de um Observatório Pedagógico Institucional que possa desenvolver trabalhos a partir da identificação de estudantes em situação de fracasso escolar, bem como oferecer cursos periódicos para os docentes do campus.


Descrição
Palavras-chave
Ensino Profissional, Evasão Escolar
Citação