Práticas Inovadoras de Ensino Mediadas pelas Geotecnologias: Construção do Atlas de Poço Verde/Se

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Data
2016
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Resumo

As práticas inovadoras de ensino na educação básica têm gerado maior conotação na contemporaneidade, justamente por a escola ser um lugar potencial. A inovação, portanto, torna-se mais uma criatividade pedagógica para envolver os estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Conceitos geográficos como lugar e espaço podem ser discutidos e mediados pelas geotecnologias através de práticas inovadoras. Diante disso, este trabalho desenvolvido com estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Epifânio Dória, localizada no município de Poço Verde, Sergipe, tem como objetivo analisar as potencialidades das geotecnologias como mediadoras do entendimento do espaço/lugar, a partir dos diferentes olhares dos sujeitos da pesquisa. A abordagem colaborativa-participativa faz parte do método utilizado para a construção do Atlas de Poço Verde, expressão espacial dos pesquisadores juniores. Ao longo da pesquisa desenvolvemos encontros formativos que exploraram as diferentes formas de expressar o espaço, discutimos semanalmente sobre os lugares pesquisados, além de viajarmos para a apresentação de trabalhos em eventos. Na construção do Atlas compreendemos que para expressar o espaço foi necessário antes entendê-lo. Entender o lugar é compreender o mundo, pois tanto os fragmentos quanto a totalidade desenham um espaço cada vez mais globalizado. O Atlas de Poço Verde elaborado pelos pesquisadores juniores está composto por textos, fotografias e mapas. Consideramos, portanto, que este trabalho proporcionou o entrelaçamento entre a prática e a teoria, no qual as inovações foram determinantes para os resultados, assim como a construção do Atlas foi fundamental para que os lugares dos sujeitos fossem expressos.


Descrição
Palavras-chave
Atlas, Geotecnologias
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