Mediação Tecnológica Baseada em Mobile Learning para o Ensino de Biologia: Processos de Aprendizagem e Intervenção no Terceiro Ano Do Ensino Médio

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Data
2016
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Resumo

O professor é um arquiteto de pessoas que interage com estudantes para facilitar o acesso ao conhecimento. Esta pesquisa, fundamentada nas teorias de Ausubel, Bachelard, Moran e outros, explora os Objetos de Aprendizagem, dispositivos móveis (smartphones, tablets, notebooks) como elementos de intervenção didática no processo ensino-aprendizagem feito durante o Ano Letivo de 2015 e primeiro semestre de 2016 com os estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Central de Ribeira do Pombal-BA. Observamos que o uso dos Objetos de Aprendizagem, mediado por uma abordagem de pesquisa aplicada participante, flexibilizou a compreensão e as relações de aprendizagem teórica e prática da disciplina Genética. O processo ocorreu sob mediação de tecnologias digitais móveis usando o conceito de Mobile Learning. O avanço tecnológico permite a utilização de mídias digitais como objetos de suporte à pesquisa de cunho pedagógico, em sala de aula, proporcionando intervenções significativas na aprendizagem. Os Objetos de Aprendizagem facilitam a interação de várias mídias, com imagens, sons, textos, animações interagindo com o educando. Neste contexto, o trabalho avaliou o efeito da utilização de artefatos digitais em uma sequência didática, observando que através desse modelo de ensino é possível contribuir para o rendimento na aprendizagem da disciplina e no desenvolvimento intelectual geral dos educandos.


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Palavras-chave
Objetos de Aprendizagem, Dispositivos móveis
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