Centro de Referência e Memória da Educação: estabelecendo redes e gestão de pesquisa

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Data
2016
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Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar e discutir estratégias que visem colaborar no processo de valorização da memória da educação no estado da Bahia a partir da implantação de um Centro de Memória. A relevância do estudo, que acontece dentro do Grupo Memória da Educação na Bahia, nas dependências da Universidade do Estado da Bahia- UNEB, se apresenta a partir de reflexões preliminares acerca das condições sob as quais se realiza pesquisas em história da educação, considerando os reflexos da dinâmica que a sociedade contemporânea junto às tecnologias da informação e a informação em si, produzem efeitos que atingem a memória da educação. Para subsidiar essa discussão identificamos ser crucial um aprofundamento de categorias analíticas como: História e Memória, Fontes Escolares, Gestão da Informação e Redes de Pesquisa, e a partir delas as referências aqui entendidas como essenciais para o desenvolvimento desta pesquisa, a exemplo dos historiadores Jacques Le Goff e Pierre Nora, o sociólogo Manuel Castells, Carlos Brandão e outros. O desenvolvimento e construção do trabalho se dá em dois níveis: a dissertação e a aplicação. No caso do primeiro, será realizado por meios de revisão de literaturas dos autores já citados e pela experiência das atividades do grupo em locus. Já a segunda etapa, consiste em uma ação colaborativa do grupo de ação, formado a partir do próprio grupo de pesquisa. Da articulação dessas duas etapas de desenvolvimento do trabalho, apresentaremos a experiência do processo de implantação e funcionamento do Centro com a apresentação de um plano de gestão para o mesmo e com iniciativas como essa, é possível atingir o objetivo de valorização da história e da memória da educação.


Descrição
Palavras-chave
História e Memória da educação, Gestão da Informação
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