Da educação rural/educação do campo à educação contextualizada – a trajetória de evolução conceitual nos cursos de pedagogia do Departamento De Ciências Humanas, CAMPUS III, Juazeiro-BA

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022-12-28
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

O estudo tem como tema “O Percurso evolutivo da Educação Contextualizada no curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas, campus III (DCH III), em Juazeiro – BA, dessa forma, o objetivo geral é compreender este processo de evolução conceitual, como ele aconteceu, quais influências ele sofreu para chegar até os dias atuais, sempre se atentando e realizando os objetivos específicos de identificar as etapas da trajetória, analisar como as etapas aconteceram em relação aos documentos curriculares, identificar as influências gerais e específicas que contribuíram nesse percurso evolutivo e documentar toda a trajetória para servir de aporte para pesquisas futuras. Os Conceitos chave são a Pedagogia, Currículo, Educação Rural, Educação do Campo, Educação Contextualizada e Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido. Já na metodologia, o método utilizado na pesquisa foi o Materialismo Dialético, com abordagem qualitativa, contendo estudo descritivo, pesquisa documental, revisão de literatura e pesquisa de campo. No que se refere aos instrumentos para obtenção dos dados foram utilizados a entrevista semiestruturada, levantamento de dados e análise de documentos. Os resultados obtidos pela pesquisa se mostram promissores quando conseguem traçar toda a trajetória, observando os marcos temporais que aconteceram no percurso e as suas influências que reverberam no currículo do curso de pedagogia fazendo com que o DCH III seja um lugar de formação de pedagogos com o pensamento crítico, politizado e contextualizado acerca dos movimentos que ocorrem na nossa sociedade, dando força para que haja uma mudança transformadora na educação.


Descrição
Palavras-chave
Citação
QUIRINO, Taylane Ferreira. Da educação rural/educação do campo à educação contextualizada – a trajetória de evolução conceitual nos cursos de pedagogia do Departamento De Ciências Humanas, CAMPUS III, Juazeiro-BA. Orientador: Edmerson dos Santos Reis. 2022. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Campus III, Universidade do Estado da Bahia, Juazeiro, 2022.