O trabalho pedagógico e o processo de profissionalização do pedagogo do Instituto Federal Baiano

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Data
2022-11-30
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Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de profissionalização e o trabalho pedagógico do pedagogo do IF Baiano. Trata-se de uma pesquisa aplicada com base na abordagem qualitativa, sob uma perspectiva dialética. Em consonância com seus objetivos, classifica-se como uma pesquisa exploratória. Como escolha teórico metodológica de matriz dialética, a pesquisa privilegiou as categorias totalidade, historicidade, práxis, contradição e mediação com base na obra de Marx. A partir desta escolha, houve uma busca pela produção, análise e sistematização das diferentes determinações que caracterizam o fenômeno estudado, realizando o exercício de ir e vir, comparando os elementos presentes nos documentos e textos teóricos estudados com a realidade concreta dos sujeitos pesquisados. Para a produção dos dados, foi utilizada a revisão bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo com a aplicação dos seguintes instrumentos: questionário, entrevistas semiestruturadas e grupo de interlocução. A análise dos dados foi favorecida pela Análise de Conteúdo, técnica utilizada à luz da teoria elaborada por Bardin (2011). Os resultados indicaram que os movimentos dos pedagogos no âmbito das Instituições Federais vêm se consolidando em forma de reivindicações por melhores condições de trabalho, pela formação contextualizada e em convergência com as demandas sociais e específicas do lócus e da profissão.


Descrição
Palavras-chave
Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal, Profissionalização do Pedagogo, Trabalho Pedagógico
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