Impactos da Síndrome de Burnout em professores: uma revisão de literatura

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2023-01-07
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

A Síndrome de Burnout ou Síndrome de Esgotamento Profissional como nomeada no Brasil, traduz a sensação de esgotamento, posicionando-se de forma agressiva e, podendo desencadear o descontrole emocional. O trabalho de conclusão de curso, aqui apresentado, reúne contribuições pertinentes a respeito do tema a qual destaca parte dos artigos utilizados na pesquisa, bem como atualiza e contribui para que a discussão sobre o tema abra novas perspectivas de estudos e ações sobre o assunto, dado o seu caráter urgente em todo país. Desta forma objetivamos caracterizar os sinais de exaustão emocional respectivos a Síndrome de Burnout associado ao perfil docente e suas condições de trabalho, mediante uma revisão de literatura. Para o levantamento de dados foi realizada uma pesquisa de característica quali-quantitativa de revisão de literatura. A consulta foi realizada nas plataformas SciELO – Scientific Electronic Library Online. Inúmeros trabalhos foram encontrados através do levantamento realizado com os termos descritores. Contudo, observados os critérios de exclusão, apenas 25 artigos corresponderam aos requisitos estabelecidos. O profissional da educação investe muito em qualificação, buscando atingir bons níveis, no entanto, há um descaso quanto a sua valorização, quando se sabe que todo profissional, depende do professor para galgar os seus sonhos profissionais. O Profissional educador está muito exposto a um alto risco de esgotamento emocional, ocasionado pelo ambiente laboral e demasiado meio a qual está inserido cotidianamente, em agravante em se tratar de relacionamentos constantes com inúmeras pessoas em seu trabalho, intencionando ainda mais quando desrespeitado ou até mesmo violentado fisicamente ou verbalmente.


Descrição
Palavras-chave
Síndrome de Burnout, Professores, Exaustão Emocional, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior
Citação