Título: Hashtags de cunho racista: efeitos de sentido e formas-sujeito em comentários e relatos em redes sociais
Autor(es): Lima, Marcos André Queiroz de
Palavras-chave: Análise do Discurso
Internet
Data do documento: 2017
Resumo: A internet se tornou algo vital para as sociedades na contemporaneidade. Hoje não se pode pensar a sociedade sem incluir a internet. Praticamente tudo passa por ela, desde uma simples compra até uma terapia de autoajuda, por exemplo. Um dos aspectos mais instigantes da internet é o seu caráter interacional, e, nesse sentido, as redes sociais cumprem muito bem essa função, pois elas foram criadas com esta intenção: a de promover a interação entre as pessoas que as acessassem. Entre as mais conhecidas estão o Facebook, o Instagram e o Twitter. Tomadas como espaços discursivos por excelência, nelas desfilam discursos de toda natureza. Sempre à frente da sociedade, a internet abre espaço para novas tendências em todos os setores sociais. Na linguagem, uma das grandes novidades é o uso das hashtags (#) em construções discursivas, usadas para tornar uma ideia mais evidente. No Facebook, no Instagram e no Twitter as hashtags se consolidaram, sendo usadas em larga escala por muitos dos seus membros. Diante desse cenário, na presente dissertação buscou-se analisar algumas hashtags que surgiram como resposta a crimes racistas, bem como alguns comentários feitos nas redes sociais supracitadas e os efeitos de sentidos produzidos. O aporte teórico utilizado para realização dessa análise é a Análise do Discurso de linha francesa. Objetiva-se, portanto, observar como os sujeitos dos enunciados se comportam em relação ao racismo e como materializam suas ideologias nesses comentários os quais compõem o corpus trabalhado. Para tanto, outros conceitos são mobilizados – sujeito, posição-sujeito, formação ideológica, formação discursiva e silêncio –, considerando assim os contextos imediato e sócio-histórico, bem como a materialização ideológica apresentada nos enunciados selecionados.
URI: http://www.saberaberto.uneb.br/jspui/handle/20.500.11896/385
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL)

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