Sequência Didática para o Ensino de Narrativas de Reexistências e Narrativas Periféricas

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2022-06-01
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Resumo

Este trabalho tem como objeti vo realizar um estudo da obra Parem de nos matar (2016) de Cidinha da Silva e Ninguém é inocente em São Paulo (2006) de Ferréz. A proposta dessa pesquisa foi operacionalizar com os alunos do 9º ano da Escola Municipal Manuel Lopes Teixeira de Caeti té-BA um trabalho de pesquisa-ação com a associação dos contos do nosso corpus, tendo como base a problemati zação das Narrati vas de Reexistências e Periféricas integradas por Cidinha da Silva e Ferréz e, assim, questi onar a noção de Literatura Marginal/ Periférica. Parti ndo da confecção de uma sequência didáti ca para o ensino das não violências na educação básica, com realização de três formações, pretende-se colaborar para a elevação de estudos e práti cas de respeito, justi ça e valorização de obras ainda invisibilizadas na sociedade e proporcionar ao alunado momentos de aprendizagens capazes de atenuar as violências sistêmicas no âmbito do município de Caeti té. O estudo está embasado nos fundamentos teóricos de Maldonato Torres (2007), Sueli Carneiro (2005), Joaze Bernadino Costa (2016), Érica Nascimento (2006), Patrícia Hill Collins (2016), bell hooks (1995), Nelson Maldonato Torres (2016), Gayatri Chakravorty Spivak (2018) e também se orienta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental - Língua Portuguesa (BRASIL, 1998). Esta pesquisa adota como método investi gati vo a pesquisa-ação críti ca discuti da por Thiollent (1996), Diniz-Pereira (2002), Franco (2005) e desenvolve, através da sequência didáti ca (SD) baseada em Schneuwly e Dolz (2004), uma proposta de intervenção pedagógica que proporcione aos estudantes envolvidos na pesquisa os conhecimentos literários capazes de ajudá-los no desenvolvimento da leitura e da produção de textos. Por esse viés, esperamos lançar um novo olhar para a questão e contribuir para os estudos das literaturas que sofreram práti cas de invisibilidade em circuitos culturais e literários, refl eti ndo sobre a importância dessas cartografi as em relação à perspecti va teórica de culturas híbridas, as quais não hierarquizam culturas.


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Palavras-chave
Literatura Marginal/Periférica, Reexistência, Identidade, Representação, Ensino, Cultura
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