Do papel reciclado ao papel social: a arte terapia e a arte educação no processo de inclusão de estudantes da EJA com deficiência intelectual

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Data
2021-03-26
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Resumo

A dissertação, apresentada no Mestrado em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), contemplando os três itens da área 1, que são: Educação, Trabalho e Meio Ambiente, aborda o processo de inclusão do estudante da EJA com Deficiência Intelectual, usando a Arte Terapia através do papel reciclado artesanalmente, entre os alunos do CEFAP- Centro de Formação e Apoio Profissional, da APAE- Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, situada no bairro de São Joaquim, na cidade do Salvador/Bahia, tentando responder a questão: como a produção artesanal de papel reciclado, sob o viés da Arte Terapia e da Arte Educação, pode contribuir para a inclusão Deficiente Intelectual da EJA no mercado de trabalho?. Utilizei como metodologia a abordagem qualitativa tendo como tipo de pesquisa a Pesquisa-Ação e usando como instrumento de pesquisa, entrevistas semiestruturadas questionário inicial e final e a observação prática nas oficinas de produção de papel reciclado. A pesquisa tem como aporte teórico: a EJA- Educação de Jovens e Adultos, os pressupostos da Educação Especial, a Arte Educação; e a Arte Terapia. Contando como o apoio da gestão da CEFAP/APAE, tanto do corpo docente, professores, artesãos, profissionais técnicos, quanto dos estudantes pesquisados: jovens e adultos matriculados nesse centro educacional, o trabalho pode servir para criar uma nova perspectiva para estas pessoas, dentro e fora da escola, ocupando seu lugar, assumindo seu papel social, a partir do desenvolvimento do oficio de papeleiro.


Descrição
Palavras-chave
EJA, Deficiência intelectual, CEFAP/APAE, Arte Educação, Arte Terapia
Citação
BARROS, Márcia Cristina Silva. Do papel reciclado ao papel social: a arte terapia e a arte educação no processo de inclusão de estudantes da EJA com deficiência intelectual. Orientadora: Patrícia Carla da Hora Correia. 2021. 147f. Dissertação (Mestrado Profissional), Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos - Departamento de Educação Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2021.