Memorial documentário Casa Alada: Corpo, gênero e desejo na experiência de mulheres com deficiência física em Petrolina - PE

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022-07-27
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

A imbricação dos discursos e estigmas relacionados à deficiência e à feminilidade é geradora de opressão e de vulnerabilidade às mulheres com deficiência. O presente estudo priorizou analisar as principais autopercepções de mulheres com deficiência física de Petrolina- PE sobre corpo, gênero e desejo sexual. Para tal, a investigação de natureza qualitativa, utilizou- se dos estudos sobre gênero e o Modelo Social da Deficiência, como principais referenciais teóricos, e, à luz das metodologias feministas e da história de vida, realizou entrevistas em profundidade que resultaram na produção do documentário Casa Alada. Foi possível perceber que, em sua construção como indivíduos, as entrevistadas terminam por se apropriar das expectativas impostas pela sociedade que apontam desejos por se casar, ter filhos e manter o corpo dentro dos padrões de beleza como típicos do comportamento feminino. Porém, por estarem marcadas pela simbologia do "desvio", alcançar tais expectativas se torna difícil, o que acaba causando, de algum modo, sofrimentos.


Descrição
Palavras-chave
Citação
OLIVEIRA, Layla Gabriele Shasta de. Memorial documentário "casa alada": corpo, gênero e desejo na experiência de mulheres com deficiência física em Petrolina-PE. 2022. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Memorial (Bacharelado em Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios) - Departamento de Ciências Humanas, Campus III, Universidade do Estado da Bahia, Juazeiro - BA, 2022.
Palavras-chave