Título: | Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: Questões e Desafíos Apontados no Estado da Arte |
Autor(es): | Oliveira, Maria Da Paixão de |
Palavras-chave: | Infância Educação Infantil Práticas Pedagógicas |
Data do documento: | 30-Mar-2017 |
Resumo: | Esta presente pesquisa estabelece um estado da arte sobre práticas pedagógicas na educação infantil, tendo por objetivo mapear a produção científica do tema a partir de um recorte teórico e temporal dos últimos 10 anos (2006 a 2016), para isso utilizou-se as plataformas online do IBICT, Anped e SBPC. A problematização da pesquisa propõe uma análise e discussão sobre o distanciamento entre o que conhece teoricamente sobre práticas pedagógicas na educação infantil e as suas várias formas de acontecerem no contexto educativo. Para que esse trabalho possa atender ao que se preconiza sobre coerência teórica seus estudos estão voltados para a abordagem sócio histórica fundamentada nos estudos de Bakhtin (1993) e Vygotsky (2005). Como resultados a pesquisa revelou que o discurso sobre práticas pedagógicas está fortemente atrelado ao discurso sobre currículo e formação continuada, bem como o desenvolvimento de práticas docentes coerentes com o que vem sendo direcionando nos documentos oficiais. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11896/3581 |
Aparece nas coleções: | Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria-da-PaixAo-de-Oliveira.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |