Título: Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: Questões e Desafíos Apontados no Estado da Arte
Autor(es): Oliveira, Maria Da Paixão de
Palavras-chave: Infância
Educação Infantil
Práticas Pedagógicas
Data do documento: 30-Mar-2017
Resumo: Esta presente pesquisa estabelece um estado da arte sobre práticas pedagógicas na educação infantil, tendo por objetivo mapear a produção científica do tema a partir de um recorte teórico e temporal dos últimos 10 anos (2006 a 2016), para isso utilizou-se as plataformas online do IBICT, Anped e SBPC. A problematização da pesquisa propõe uma análise e discussão sobre o distanciamento entre o que conhece teoricamente sobre práticas pedagógicas na educação infantil e as suas várias formas de acontecerem no contexto educativo. Para que esse trabalho possa atender ao que se preconiza sobre coerência teórica seus estudos estão voltados para a abordagem sócio histórica fundamentada nos estudos de Bakhtin (1993) e Vygotsky (2005). Como resultados a pesquisa revelou que o discurso sobre práticas pedagógicas está fortemente atrelado ao discurso sobre currículo e formação continuada, bem como o desenvolvimento de práticas docentes coerentes com o que vem sendo direcionando nos documentos oficiais.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11896/3581
Aparece nas coleções:Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria-da-PaixAo-de-Oliveira.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir