Práticas pedagógicas na educação infantil: questões e desafios apontados no estado da arte

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2017-03-30
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

Esta presente pesquisa estabelece um estado da arte sobre práticas pedagógicas na educação infantil, tendo por objetivo mapear a produção científica do tema a partir de um recorte teórico e temporal dos últimos 10 anos (2006 a 2016), para isso utilizou-se as plataformas online do IBICT, Anped e SBPC. A problematização da pesquisa propõe uma análise e discussão sobre o distanciamento entre o que conhece teoricamente sobre práticas pedagógicas na educação infantil e as suas várias formas de acontecerem no contexto educativo. Para que esse trabalho possa atender ao que se preconiza sobre coerência teórica seus estudos estão voltados para a abordagem sócio histórica fundamentada nos estudos de Bakhtin (1993) e Vygotsky (2005). Como resultados a pesquisa revelou que o discurso sobre práticas pedagógicas está fortemente atrelado ao discurso sobre currículo e formação continuada, bem como o desenvolvimento de práticas docentes coerentes com o que vem sendo direcionando nos documentos oficiais.


Descrição
Palavras-chave
Infância, Educação Infantil, Práticas Pedagógicas
Citação
OLIVEIRA, Maria da Paixão de. Práticas pedagógicas na educação infantil: questões e desafíos apontados no estado da arte. Orientadora: Liana Gonçalves Pontes Sodré. 2017. 124f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - Departamento de Educação Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2017.