Estatística no ensino médio: abordagem da estatística no livro didático de matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022-09-01
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

Na busca de compreender como ficou a abordagem da estatística no livro didático do Ensino Médio após a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), este estudo objetivou analisar a abordagem, e possíveis mudanças, na abordagem da Estatística nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio atualmente com a implementação da BNCC. Assim, essa pesquisa busca responder o seguinte questionamento: Quais mudanças ocorreram no livro didático acerca da abordagem da estatística no Ensino Médio após a BNCC? Utilizou-se a metodologia do estudo documental qualitativo. A amostra foi intencional composta por duas coleções do ensino médio recomendados pelo PNLD 2018 – 2020 e duas coleções com as recomendações da BNCC. Ao término da análise, constatou-se que houve significativas mudanças no livro didático do ensino em sua abordagem da Estatística no Ensino Médio mediante as diretrizes da BNCC. A Base trouxe para o currículo do Ensino Médio competências necessárias para desenvolver no aluno a capacidade de coletar, analisar, mensurar e avaliar os dados de forma crítica, possibilitando discernimento com questões socioeconômicas do seu cotidiano.


Descrição
Palavras-chave
Estatística, Livro Didático, Ensino Médio, Matemática, BNCC, Educação
Citação