Quando a experiência de germinação de sementes de feijão abre um campo de prática: apontamentos sobre o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental

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2022-05-26
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Resumo

O ensino das Ciências na Educação Básica contribui para que os estudantes consigam compreender o mundo (natural, social e tecnológico) e tomem decisões em suas vidas concretas, consolidando condições de possibilidade de transformação dos diferentes contextos histórico-culturais em favor das diversidades e de conexões interespecíficas diversas. Dentre as várias possibilidades de ensinar Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, as atividades experimentais e investigativas têm sido discutidas e aplicadas na sala de aula como práticas inovadoras que estimulam a aprendizagem dos estudantes. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo compreender como as professoras de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública do município de Tanque Novo, Bahia, planejam e executam o experimento de germinação de sementes de feijão a partir do livro didático e de materiais complementares. Trata-se de uma pesquisa engajada, em uma combinação entre estudo de caso e análise documental. Teve a participação das dez professoras do segundo ano do Ensino Fundamental de escolas da rede pública do município de Tanque Novo, Bahia, sendo realizada entre março de 2020 a março de 2022, a partir da aplicação de um questionário e da realização de entrevistas do tipo semiestruturada. Por meio do problema proposto na pesquisa, e com os resultados alcançados, pode-se conhecer sobre a prática das professoras em relação ao experimento. As professoras relataram que antes da aplicação em sala de aula, houve um momento de planejamento coletivo e de elaboração de uma sequência didática. De forma simples, prática e divertida, a partir do experimento, as crianças vivenciaram situações de seu dia a dia, ao mesmo tempo em que investigaram o fenômeno de germinação de sementes. Consequentemente, desenvolveram os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, almejados pela alfabetização científica. No processo avaliativo, as professoras têm utilizado de diferentes instrumentos que não se encontram isolados, e sim relacionados entre si, como os registros feitos pelos estudantes, os testes padronizados, a oralidade e as observações. Enfim, com o uso de matérias simples e descartáveis, as professoras têm demonstrado que é possível fazer Ciências com as crianças, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como sugestão, destacamos a importância de uma formação contínua em Ciências tendo como base o ensino de Ciências por investigação, na perspectiva da alfabetização científica.


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Palavras-chave
Alfabetização científica, Atividades experimentais, Ensino de Ciências por investigação
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