As representações sociais da educação nas páginas do Correio do São Francisco (1903-1904)

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Data
2022-07-12
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Resumo

Esta pesquisa se dedica a analisar as principais representações sociais de educação presentes na produção jornalística do Correio do S. Francisco (1903-1904), que circulou em Juazeiro, no início do século XX, período concomitante ao processo de modernização da sociedade brasileira, no qual os jornais desenvolveram um papel essencial na divulgação de estratégias educativas, fomentando diversos valores e código morais. Nesse sentido, esta investigação adotou a natureza quanti-qualitativa, partindo da pesquisa documental das edições desse periódico. A coleta e a apreciação de dados foram baseadas na análise de conteúdo dos textos jornalísticos presentes no jornal. Os resultados apontam que o Correio do S. Francisco trazia representações da Educação que estavam alinhadas diretamente aos valores que ganharam ascensão e visibilidade no Regime Republicano por meio da divulgação de posturas e medidas que deveriam ser adotadas como condutas desejáveis para serem seguidos no coletivo, discussões sobre o modo de viver e exercer a cidadania, medicalização preventiva do espaço público e a organização do espaço citadino e rural, reforçando o papel da imprensa em contribuir para a divulgação de ideias que, muitas vezes, não tinham a devida propagação, assim como o seu papel em esclarecer e instruir as camadas da sociedade por meio da difusão de conhecimentos “úteis e necessários” aos homens.


Descrição
Palavras-chave
Comunicação na educação, Representações sociais - Educação, História da imprensa, Correio do São Francisco
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