História oral de vida de mulheres soropositivas: contribuições para a construção de uma proposta de educação em saúde

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Data
2009
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Resumo

O presente trabalho discute alguns aspectos da disseminação do HIV/AIDS, que se dá em escala mundial, e cujo meio de transmissão principal, na atualidade, é a via sexual. Isto sugere um modelo de prevenção complexo, que trabalhe questões ligadas à sexualidade e ao comportamento sexual. A feminização da AIDS na população brasileira é uma realidade reveladora: mostra uma situação de desigualdade de poder vivida pelas mulheres em relação aos homens no exercício da sua sexualidade, e essa desigualdade se dá também entre as próprias mulheres, ou seja, quanto mais pobres, de menor escolaridade e pertencentes à população negra, maior sua vulnerabilidade à epidemia. Considera-se a educação em saúde uma das ferramentas principais no processo de prevenção e conscientização, quanto à não-disseminação do HIV/AIDS. Esta pesquisa buscou através da história oral de vida dessa mulher compreender se a vulnerabilidade da mesma advém: 1)da falta de uma educação em saúde que integre as questões de gênero; 2)da sua própria visão acerca da prevenção e, por fim, 3)de sua própria condição de soropositiva. Pretendemos que essas histórias de vida contribuam para sugerir uma proposta de educação para saúde, elaborada a partir da compreensão do próprio sujeito, valorizando o seu saber advindo de suas experiências. A metodologia utilizada foi a história oral de vida com análise especial das unidades temáticas, e ênfase nas questões concernentes à infecção pelo vírus HIV e a evolução para a AIDS. A colônia foi composta de onze mulheres soropositivas, entrevistadas no IFAInstituto Família Aids, situado no Bairro da Liberdade, num universo de mulheres negras e não-negras, na sua maioria das classes populares. Espera-se que esta investigação, através dos resultados apresentados, contribua para aproximar as políticas públicas de um cunho verdadeiramente educativo e humanizado, abarcando e refletindo a realidade da mulher pertencente às classes populares.


Descrição
Palavras-chave
HIV/AIDS, Educação em Saúde, História oral de vida
Citação
MAIA, Cátia Maria Santana de Andrade. História oral de vida de mulheres soropositivas: contribuições para a construção de uma proposta de educação em saúde. Orientadora: Yara Dulce Bandeira de Atayde. 2009. 274f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - Departamento de Educação Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2009.