A dimensão educativa da participação das trabalhadoras na gestão do sindicato dos trabalhadores rurais e agricultores familiares de Serrinha

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2009
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

O estudo analisou a inserção das trabalhadoras rurais na gestão do SINTRAF Serrinha, enquanto elemento cultural que indicou o fortalecimento da democracia legitimada pela diversidade da participação, que nesse particular se confundiu com a própria história de emancipação dessas trabalhadoras, deixando transparecer a dimensão educativa dessa participação social. Diante disto, a dissertação buscou três momentos. Inicialmente priorizou os estabelecimentos de um marco referencial para o projeto de pesquisa, o qual priorizou a discussão da participação e da sua dimensão educativa no âmbito das especificidades socioambientais e sociopolíticas do Território do Sisal. Para tanto, tomou como referência a organização das trabalhadoras rurais rumo à consolidação do direito de filiação no SINTRAF Serrinha, no cenário histórico marcado pela contestação política dos trabalhadores rurais frente à hegemonia do poder público municipal na gestão da entidade. Em seguida apresentou a metodologia da pesquisa, cuja prioridade foi a concepção qualitativa, que no âmbito do estudo do tipo etnográfico, priorizou a abordagem etnopesquisa com enfoque fenomenológico. As informações primárias foram colhidas através de observação e entrevista semiaberta, ao tempo em que as informações secundárias surgiram da análise documental de atas, livros de presença e livros de registro de filiações. Por último, a pesquisa demonstrou que de fato a dimensão educativa da participação das trabalhadoras rurais na gestão do SINTRAF Serrinha realimentou transformações políticas, não apenas de ordem pessoal, através do fortalecimento da autonomia dessas trabalhadoras, como de ordem institucional, através do aprofundamento democrático da gestão da entidade. Mais que isso, faze-se mister criar condições político-culturais para que a participação das trabalhadoras supere a invisibilidade e possibilite um maior compartilhamento do poder decisório na entidade. Diante dessas conclusões e da necessidade de fortalecimento político das trabalhadoras nas instâncias de poder do SINTRAF Serrinha, recomendamos novos estudos que verifiquem se a dimensão educativa da participação das trabalhadoras rurais seria um fenômeno presente em outros sindicatos rurais do Território do Sisal e quais desdobramentos estariam produzindo para o desenvolvimento local sustentável.


Descrição
Palavras-chave
Participação, Dimensão educativa da participação, Gestão democrático-dialógica
Citação
NASCIMENTO, Telma Regina Batista. A dimensão educativa da participação das trabalhadoras na gestão do sindicato dos trabalhadores rurais e agricultores familiares de Serrinha. Orientador: Avelar Luis Bastos Mutim. 2009. 174f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - Departamento de Educação Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2009.