“A luta de um povo a partir da educação”: Escola Estadual Indígena Tupinambá Da Serra Do Padeiro

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Data
2011
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Resumo

Este trabalho pretende analisar a Educação Escolar Indígena na Bahia, focalizando uma das escolas indígenas do estado, a Escola Estadual Indígena Tupinambá Serra do Padeiro, localizada no município de Buerarema. Tem como objetivo refletir sobre essa Instituição de ensino analisando se suas práticas educativas são diferenciadas, atendem às demandas da comunidade ou se constituem meras práticas reprodutoras do sistema de ensino formal. Neste exercício, foram tomados como base da pesquisa, questionamentos sobre a concepção de educação diferenciada para os membros da comunidade, os professores e seus processos de formação, suas trajetórias, a descrição sobre o que consideram como educação diferenciada e análise de suas práticas e discursos. Foi abordada a interação da Secretaria da Educação do Estado com as escolas indígenas, considerando-se a sua especificidade e contexto, assim como a participação dos índios Tupinambá na construção das políticas e programas educacionais implementados por este órgão. Ao final, busquei compreender os dilemas e as possibilidades colocadas pela experiência escolar indígena desenvolvida por essa comunidade específica, analisando uma modulação possível de construção da educação diferenciada.


Descrição
Palavras-chave
Educação Diferenciada, Práticas Escolares, Identidade Étnica
Citação
FERREIRA, Sonja Mara Mota. “A luta de um povo a partir da educação”: Escola Estadual Indígena Tupinambá Da Serra Do Padeiro. Orientador: Marcos Luciano Lopes Messeder. 2011. 175f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - Departamento de Educação Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2011.