Cartografia das representações sociais de professores sobre a educação ambiental no ensino médio: sentidos manifestos nos ditos e não ditos

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2008
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

O objetivo deste estudo consistiu-se em compreender os sentidos socialmente instituídos e compartilhados que o professor do ensino médio atribui/ancora/legitima em relação à educação ambiental e suas implicações nas significações que os alunos articulam para as questões socioambientais. A questão de que desencadeou o processo de investigação foi: Como os sentidos, manifestos nos ditos e não ditos dos professores sobre a educação ambiental no ensino médio, repercutem no quefazer educativo sobre as questões socioambientais? Propôs-se enquanto objetivos específicos: ampliar do horizonte teóricometodológico, referente à práxis educativa sobre as questões socioambientais no Ensino Médio; gerar elementos filosófico-conceituais sobre as categorias: Sentido, Imaginário Social e Educação Ambiental; mapear os ditos e não ditos que permeiam os sentidos ancorados em relação à Educação Ambiental no ensino médio; e, identificar as representações sociais dos docentes e discentes sobre Educação Ambiental que interfere no quefazer educativo sobre as questões socioambientais. À abordagem da pesquisa teve enfoque epistemológico críticodialético. As premissas teóricas foram elucidadas na Teoria do Imaginário e das Representações Sociais. Caracterizou-se por uma pesquisa explicativa que se propôs elucidar o objeto no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, unidade escolar da rede pública estadual de Jacobina, levando em consideração as etapas de descrição e explicitação das conexões que se estabelecem entre os fatos. Os procedimentos utilizados na investigação articularam o levantamento bibliográfico e a pesquisa de campo, objetivando realizar a triangulação dos dados e instrumentos. Para a coleta optou-se por questionários (quantiqualitativos) e entrevistas profundas. A análise de discurso auxiliou na interpretação e representação dos dados. Os resultados demonstraram que os sentidos manifestados nos ditos e não ditos dos professores evidenciaram um mapa intelectual com fragilidades que repercutiram nas significações expressas pelos alunos e o entrelaçamento explícito com a pedagogia do consenso, uma concepção conservadora das estruturas socioeconômicas vigentes, e que compromete o desvelar crítico e reflexivo da realidade.


Descrição
Palavras-chave
Sentidos, Educação Ambiental, Ensino Médio, Imaginário Social, Representações Sociais
Citação
Nunes, Jacy Bandeira Almeida. Cartografia das representações sociais de professores sobre a educação ambiental no ensino médio: sentidos manifestos nos ditos e não ditos. Orientador: Jorge Luis Zegara Tarqui. 2008. 144f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - Departamento de Educação Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2008.