Entre ruas e ladeiras, Engomadeira sou eu! Representações socioespaciais de professores sobre o bairro

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2015-10-20
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

O presente trabalho buscou apreender as representações socioespaciais das professoras da Escola Municipal Álvaro da Franca Rocha sobre o bairro da Engomadeira, a fim de construir um Portfólio sobre a memória e identidade do bairro e da Escola. Para tal, esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma multimetodologia que envolveu a aplicação de um instrumento de evocação livre de palavras, entrevista semiestruturada que possibilitou a análise do discurso das professoras e a utilização do mapa mental para a apreensão de suas representações espaciais. Utilizando os pressupostos da Pesquisa-ação Integral e Sistêmica, destaca-se o envolvimento e participação constante do grupo de professores da Escola, numa perspectiva de constante redimensionamento da proposta de intervenção, que ocorreu associado ao desenvolvimento de um Projeto Didático intitulado “Entre Ruas e Ladeiras, Engomadeira sou Eu!, que da mesma forma, oportunizou a dinamização de encontros formativos com os professores, tratando de temáticas como cartografia e ensino, imagens fotográficas e transformações do espaço, identidade cultural, mapas mentais, história e memória, produção de maquetes. Autores como Bomfim (2004, 2012), Hetkowski (2006, 2010), Lima Jr. (2005), Brito (2013), Arendt (2007), Tuan (1980), Moscovici (1961- 1976), Ponty (1945), Lastoria (2004, 2009), Kozel (2001, 2005) entre outros estudiosos, são referências que, indispensavelmente, sustentam o fundamento teórico necessário ao que se propôs pesquisar. No curso desta investigação, ficou evidenciado que o espaço do bairro, não é familiar aos professores em seu aspecto social, considerando que estes demonstraram um conhecimento muito incipiente sobre o bairro da Engomadeira. Suas representações emergem relacionadas a preconceitos e estereótipos sobre o bairro, imagem marcada por generalizações e ausência de elementos identitários. No entanto, a identidade deste grupo de professores, embora não apareça vinculada ao bairro, aparece numa dimensão estritamente profissional, onde podemos inferir que este grupo de professores não possui vivência, experiência no bairro da Engomadeira, para além do espaço escolar. Ainda assim, a partir do trabalho desenvolvido por meio dos encontros formativos, evidenciam-se mudanças associadas às práticas, resultando num debate profícuo sobre o espaço do bairro, ampliando a reflexão e contando com a participação de diversos atores sociais da Comunidade. Agrega-se à isso a produção do Portfólio, pelos professores, como produto deste Mestrado Profissional, que se constitui em um instrumento autêntico e propositivo de suporte pedagógico, que permite abordar alguns aspectos do bairro da Engomadeira, assumindo uma estratégia conjunta de reflexão, ação e avaliação, através da sugestão de “Pistas Pedagógicas”. De todo este processo, derivam algumas recomendações inseridas nas dimensões pedagógicas, políticas e epistemológicas, prenunciando alguns indícios (in)conclusivos, que suscitam questionamentos e estudos futuros, que buscam ampliar a discussão iniciada com este estudo.


Descrição
Palavras-chave
Lugar, Representações Socioespaciais, Formação de Professores
Citação