O jogo digital role playing game (RPG): possibilidades de aplicação como mediador didático-interativo, no âmbito do ensino de história, tematizando a guerra contra Canudos com suas permanências e rasuras, em escolas do municipio de Canudos-Ba

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2021-11-30
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Resumo

Esta dissertação objetiva examinar a proposta didática pedagógica e sua aplicação utilizando como instrumento mediador o RPG digital e suas contribuições para o ensino de história de Canudos, para professores e estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio das escolas do município de Canudos. A base epistemológica adotada foi o socioconstrutivismo de Vygotsky, base essa fundamental para uma aplicaç ão participativa, engajada e interativa, de modo que os sujeitos implicados sejam protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. A questão fio condutora desta dissertação foi: A Guerra de Canudos pela sua importância histórica, não tem sido devidamente difundida e apreendida nos diversos sistemas de ensino. No ensino fundamental essa constatação tem sido fortemente constatada. O que fazer para alterar essa lógica? Metodologia: o percurso metodológico foi desenvolvido utilizando da DBR, sustentando a importância do contexto; a participação colaborativa entre os sujeitos implicados; o formato cíclico das aplicações, criando meios para uma pesquisa aplicada objetivando a solução de prática dentro do contexto desta pesquisa. Resultados: os resultados foram tematizados através dos princípios analisados nas Categorias de Acompanhamento e de Referência. Os achados destas categorias revelaram a pouca habilidade dos docentes com o uso de tecnologias; a possibilidade do desenvolvimento de propostas didáticas para o ensino de história capaz de gerar nos sujeitos implicados um pensamento crítico e colaborativo mediado por ambientes virtuais de aprendizagem. Conclusão: A conclusão geral da dissertação valida a eficácia do jogo digital de RPG Guerra de Canudos, sustentada, entre outras razões, pela correta aplicação dos cenários de aprendizagem em sintonia com a análise das categorias de acompanhamento e de referência, e, sugere em uma nova etapa de estudo a reelaboração de uma proposta didática que melhor dê conta de sua aplicação presencialmente e virtualmente, como em momentos pandêmicos; realização de uma formação em RPG para docentes; criação de um RPG Guerra de Canudos de mesa e elaboração de uma revista com preparação, sistema de regras, informações pedagógicas, classes, descrição do ambiente e as aventuras.


Descrição
Palavras-chave
Guerra de Canudos, RPG, DBR, Socioconstrutivismo, Proposta Didática
Citação
GERALDO, Elane Santos. O jogo digital role playing game (RPG): possibilidades de aplicação como mediador didático-interativo, no âmbito do ensino de história, tematizando a guerra contra Canudos com suas permanências e rasuras, em escolas do municipio de Canudos-Ba. Orientador: Alfredo Eurico Rodrigues Matta. 2021. 149f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - Departamento de Educação Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2021.