As diversas manifestações do brincar e as suas contribuições na construção da cultura escolar: um estudo de caso em uma escola pública da zona rural do município de Serrinha – BA

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Data
2008
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Resumo

A criança vem sendo apreendida e reconhecida como participante ativa na construção sóciocultural, com suas experiências, vivências e formulações sobre o mundo em que vive: a criança é um ator social e agente cultural que pode nos revelar aspectos significativos da sociedade. Esta pesquisa se insere, portanto, no panorama das investigações relacionadas à criança, com base na construção de um universo que lhe é próprio, diferenciado qualitativamente do mundo adulto, ainda que não isolado deste. Alinha-se aos estudos que compreendem as brincadeiras infantis como sendo uma expressão intrínseca às crianças, portanto, capaz de nos fornecer preciosas informações sobre a sua agência social e cultural. Busca uma aproximação entre as ciências sócio-antropológica e pedagógica, investigando as contribuições do brincar das crianças na construção da cultura da escola, através de um estudo de caso realizado na Escola Municipal Pedro Galiza, situada no Povoado Saco do Correio, zona rural do município de Serrinha, interior da Bahia.


Descrição
Palavras-chave
Brincadeira, Criança, Escola, Educação, Cultura
Citação
NUNES, Rosa Bernadete Pinto Paes. As diversas manifestações do brincar e as suas contribuições na construção da cultura escolar: um estudo de caso em uma escola pública da zona rural do município de Serrinha – BA. 2008. 243f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - Departamento de Educação Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2008.