Histórias de vida de professoras de língua portuguesa: dilemas e saberes da profissão docente

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2008-09-25
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

A presente pesquisa discute como professoras de Língua Portuguesa tornam-se professoras no exercício da profissão, tendo em vista os saberes docentes e os dilemas profissionais constitutivos da vida de professores iniciantes. Busco aproximar-me dos campos de tensão vividos pelas professoras nos anos iniciais da carreira, ciclo profissional que ritualiza os começos da profissão: que dilemas enfrentam, como os nomeiam, como se posicionam frente a eles. Assumo como objetivo dessa investigação compreender as teias de relações constitutivas dos processos que forjam a construção das identidades e subjetividades docentes no ciclo inicial da carreira, cujos fios são buscados nas histórias de vida das professoras por meio de narrativas orais e escritas. No âmbito das pesquisas qualitativas sobre formação docente, o trabalho assume como metodologia as histórias de vida, enquanto intenta dar algum enfrentamento ao enfoque racionalista e tecnicista da formação de professores, meta narrativa que perdura na formação docente, ainda que sob traços contemporâneos. Escolho, como espaço empírico da pesquisa, municípios da Chapada Diamantina, no âmbito do Projeto Chapada, para realizar a escuta de professoras de Língua Portuguesa que atuam em classes de 5ª a 8ª série, nas redes municipais de ensino, com um a cinco anos de carreira. Carta, grupo focal, entrevista narrativa e relatório sobre a prática docente são tomados como fontes de pesquisa, para investigar experiências formadoras e (auto)formadoras que marcam as identidades profissionais e as práticas de ensino das colaboradoras da pesquisa. Ao considerar tais contextos e sujeitos da pesquisa, questões concernentes às relações entre memória, docência e gênero, bem como aquelas vinculadas às relações entre docência e educação na zona rural são tangenciadas no âmbito desse estudo sobre aprendizagem da docência no ciclo inicial da carreira.


Descrição
Palavras-chave
Histórias de Vida, Narrativas (Auto)Biográficas, Professoras Iniciantes de Língua Portuguesa, Dilemas e Saberes Docentes
Citação
RIBEIRO, Neurilene Martins. Histórias de vida de professoras de língua portuguesa: dilemas e saberes da profissão docente. Orientador: Elizeu Clementino de Souza. 2008. 264f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - Departamento de Educação Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2008.