Questões de identidade e pluralidade cultural em livros didáticos de espanhol produzidos no Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2008-06-08
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

Diante da atual realidade na qual se configura um cenário marcado pelo rompimento de fronteiras culturais e por se entender o mundo como um universo mais unificado, faz-se mister refletir sobre as concepções de cultura existentes nesse contexto. Na contemporaneidade, o mundo está cada vez mais marcado pela multiculturalidade das sociedades, pelo enfraquecimento de antigos referenciais culturais e pela multiplicação de afirmações identitárias. O ensino de línguas estrangeiras é uma oportunidade para inserir o aluno nesse universo planetário de uma aparente cultura on-line, mas que, cada vez mais, vem a reforçar identidades diversas. Nesse sentido, a dissertação aqui apresentada, além de promover espaço para uma discussão acerca dessas questões próprias da contemporaneidade, apresenta os resultados de uma pesquisa feita com dois livros didáticos de espanhol selecionados para integrarem o Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio: El arte de leer Español e Síntesis: curso de língua española. A referida pesquisa versou sobre as seguintes questões: De que forma os manuais didáticos para o ensinoaprendizagem de espanhol produzidos no Brasil contemplam: a) a pluralidade cultural do mundo hispânico?; b) a afirmação da(s) identidade(s) latinoamericana(s)?; e c) a interação com a formação identitária do aluno brasileiro? Para tanto, adotamos a metodologia da análise qualitativa e a técnica de análise de conteúdo, tomando como indicadores de análise as seguintes categorias: espaços geográficos e territórios culturais explorados nos textos; as identidades dos personagens anônimos e famosos que circulam nos livros; e as atividades didáticas relacionadas às questões culturais propostas aos alunos. A partir das análises podese concluir que os livros selecionados dão diferentes respostas às questões propostas para esta pesquisa. O livro Síntesis: curso de lengua española, não explora, de fato, a pluralidade cultural do mundo hispânico, tem seus personagens marcados por identidades não latino-americanas e não promovem, através das atividades relacionadas a questões culturais, nenhuma interação com a formação identitária do aluno brasileiro. Ao passo que, o livro El arte de leer Español explora a multiplicidade de espaços geográficos e territórios culturais do mundo hispânico, além de trazer referenciais do Brasil e de outros lugares. Além disso, o livro prioriza identidades latino-americanas e promove, em muitas atividades, a interação com as culturas e identidades dos aprendizes brasileiros de espanhol.


Descrição
Palavras-chave
Pluralidade Cultural, Identidade, Interculturalidade, Livro Didático, Ensino de Espanhol
Citação
OLIVEIRA, Rogério Soares de. Questões de identidade e pluralidade cultural em livros didáticos de espanhol produzidos no Brasil. Orientador: Kátia Maria Santos Mota. 2008. 191f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - Departamento de Educação Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2008.