O Português Que Não Se Vê: As Implicações no Ensino de Ortografia Para o Aluno Com Deficiência VisuaI

Resumo

A pesquisa intitulada “O português que não se vê: as implicações no ensino de ortografia para o aluno com deficiência visual” insere-se nas discussões sobre as práticas de ensino no contexto educacional na rede básica de ensino, e está vinculada ao Programa de PósGraduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) da Linha de pesquisa II – Ensino, Saberes e Práticas Educativas. O trabalho procurou contribuir no campo de conhecimento da Educação Inclusiva e das Práticas de Ensino na rede básica de ensino para uma reflexão sobre a inclusão de alunos com deficiência visual. E assim, formulou-se a seguinte questão da pesquisa: como desenvolver estratégias educacionais diferenciadas no ensino de ortografia para alunos com deficiência visual no contexto das aulas de Língua Portuguesa? Então, o estudo baseou-se em fundamentos teóricos no contexto da Educação Inclusiva sustentada em documentos legais e em autores que fundamentam o desenvolvimento e a aprendizagem em contextos educacionais inclusivos. Para tanto, a pesquisa tem como alicerce as concepções do trabalho colaborativo envoltos nos princípios da interdisciplinaridade como possibilidade de transformação das práticas pedagógicas no ensino de ortografia para aluno com deficiência visual. Este estudo teve como objetivo geral propor uma prática inclusiva do ensino de ortografia para alunos com deficiência visual por meio do “Protocolo de Planejamento e Orientações Didáticas para o ensino de ortografia para alunos com deficiência visual” que possibilite reduzir as ocorrências de erros ortográficos evidenciadas em suas escritas. Este trabalho caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória que se fomentou no estudo de caso, tendo como participantes três alunos que são assistidos pelo Centro Estadual de Educação Especial de Caetité – BA, três professores do Ensino Fundamental e três do Ensino Médio que fazem parte da rede pública de ensino de Caetité. Os dados foram produzidos com base em questionários para os alunos e professores e de uma breve amostragem das dificuldades ortográficas nas produções dos alunos (pertencem ao banco de dados da pesquisadora) para compor a reflexão sobre a ortografia e sobre o trabalho entre o professor do ensino comum com o professor do atendimento educacional especializado. Como resultado da pesquisa, destacam-se, além da importância do cuidado pedagógico nas relações do ensino e aprendizagem da ortografia para o aluno com deficiência visual, a cultura da colaboração e a necessidade da formação de professores, tanto inicial quanto contínua, numa perspectiva profissional e inclusiva.


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Palavras-chave
Inclusão Escolar, Ensino de Ortografia, Deficiência Visual, Protocolo de Planejamento
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