Protocolo de Planejamento e Orientações Didáticas : Ensino de Ortografia para Alunos com Deficiência Visual

Resumo

Este protocolo tem como objetivo subsidiar o trabalho de professores que atuam na Educação Básica possuem alunos com deficiência visual, alfabetizados e usuários do Sistema Braille. Para tanto, sugere-se uma prática inclusiva para o ensino de ortografia por meio de planejamento e de orientações didáticas, que possibilitem reduzir as ocorrências de erros ortográficos evidenciadas em suas escritas. Deve ser utilizado em planejamento, como autoformação, mas pode-se também em capacitações para formação continuada docente. Apresentam-se neste protocolo, alguns elementos que asseguram a estes alunos o acesso a um ensino equitativo e acessível como: informações gerais a respeito da deficiência visual, a importância do trabalho colaborativo com o professor de atendimento educacional especializado, sugestões para o planejamento de ensino com orientações didáticas, adequações para o ensino remoto, um adendo sobre as séries iniciais e uma breve abordagem sobre audiodescrição que garantem a participação desses alunos nas aulas de ortografia. Modelos de ficha para sondagem, ficha para a avaliação do planejamento, ficha para o perfil do estudante e também estão inclusos modelos de atividades adaptadas, exemplos de audiodescrição e leituras complementares. Ao longo dos 5 blocos, que subdividem o Protocolo, o professor poderá acessar o material pelo QR CODE (Quick Response Code) que se apresenta em forma de uma etiqueta ilustrada com um código digital.


Descrição
Palavras-chave
Inclusão Escolar, Ensino de Ortografia, Deficiência Visual, Protocolo
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