Educação de surdos: uma cartografia da prática pedagógica em Petrolina-PE e Juazeiro-BA

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Data
2022-07-25
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Resumo

Os municípios de Juazeiro – Bahia e de Petrolina - Pernambuco formam uma Rede Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE). Juntos, esses municípios atendem um público considerável de pessoas surdas, que necessitam da efetividade das políticas públicas de educação voltadas para a formação educacional dos surdos. No entanto, observa-se que a prática se difere da teoria, uma vez que, embora a educação para surdos já conte com uma ampla gama de estudos e documentos capazes de orientar os agentes envolvidos nesse cenário, ainda assim é possível notar a dificuldade em atender as adequações ideais. O presente estudo teve como objetivo mapear e analisar a prática pedagógica em instituições educacionais para estudantes surdos da educação básica em Juazeiro-BA e Petrolina-PE. Neste trabalho, entende-se como práticas educacionais, de acordo com De Carvalho, o conjunto das ações socialmente planejadas, organizadas e operacionalizadas em espaços intersubjetivos destinados a criar oportunidades de ensino e aprendizagem. Trata-se de um estudo de natureza descritiva e transversal, de cunho quali-quantitativo, que usou como princípio metodológico o mapeamento cartográfico, que consiste, segundo Biembegut, em compreender um fenômeno para, posteriormente, criar propor sobre ele melhorias, pesquisas, soluções, entre outros. A pesquisa incluiu estudantes surdos com faixa etária acima de 12 anos, sem restrição de sexo, etnia ou condição social; assim como gestores das superintendências de educação, professores de AEE, intérpretes e instrutores de Libras que estão efetivamente interligados no desenvolvimento da prática pedagógica para inclusão de pessoas surdas na educação pública de ambos os municípios. Participaram da pesquisa apenas aqueles que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O pesquisador utilizou como técnica de pesquisa para coleta de dados o uso da revisão bibliográfica, a análise documental, entrevistas e questionários semiestruturados. Os dados obtidos foram quantificados e qualificados na intenção de construir significado e representatividade no contexto social do público-alvo (surdos), podendo ser comparados com outros das bases de dados nacionais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a fim de constituir parâmetros para avaliação da qualidade da inclusão educacional de pessoas surdas nesta região.


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Palavras-chave
Educação de surdos, Inclusão educacional, Libras – Língua Brasileira de Sinais, Mapeamento cartográfico, Práticas Pedagógicas
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