Educação empreendedora: uma proposta de ensino para o fortalecimento dos jovens e adolescentes no semiárido baiano

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Data
2020-12-14
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Resumo

Buscou-se, neste estudo, entender o potencial da Educação Empreendedora como uma ferramenta criativa de ensino para fortalecer os jovens e adolescentes na região semiárida baiana. O estudo aconteceu com um grupo amostral de 30 (trinta) estudantes da Escola Municipal Castro Alves, em Botuporã-Ba. A Educação Empreendedora, apesar de historicamente ter sua origem relacionada aos interesses empresariais, neste estudo, ela é proposta como uma ferramenta de ensino para Educação Básica que possa possibilitar a imersão por caminhos de uma educação transformadora. Nesse sentido, investigar a existência de perfil empreendedor, conhecer o currículo da referida escola, assim como propor uma oficina que pudesse despertar características empreendedoras foram passos importantes para entender o potencial da Educação Empreendedora proposto neste estudo. A observação participante e a aplicação de questionários compuseram a metodologia utilizada na pesquisa. Escolha que permitiu uma melhor coleta e análise dos dados, posto que em diversos momentos a pesquisadora adentra a convivência do grupo pesquisado encontrando respostas para perguntas que não foram feitas. Dessa forma, torna-se possível concluir que o potencial da Educação Empreendedora parece ser significativo, podendo fortalecer os jovens e adolescentes, bem como os professores envolvidos nesse processo, visto que o interesse dos estudantes pesquisados pelas aulas aumentou durante o desenvolvimento da pesquisa.


Descrição
Palavras-chave
Educação Empreendedora, Ensino, Educação Básica, Semiárido
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