Trigonometria aplicada em máquinas simples: uma abordagem interdisciplinar

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022-07-15
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

O presente trabalho teve como objetivo geral investigar se as aplicações de Trigonometria em Máquinas Simples contribuem para a aprendizagem de Trigonometria, através de uma abordagem interdisciplinar. Para tal, o estudo foi desenvolvido com os discentes da turma de 3º ano de uma instituição de ensino pertencente a rede estadual da Bahia, localizada no munícipio de Barreiras, surge como uma proposta perante as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos estudantes de Trigonometria. A metodologia empregada no desenvolvimento dessa pesquisa caracteriza-se, no tocante aos objetivos, como exploratória e descritiva. Quanto ao procedimento técnico, foi escolhido como de qualitativa-quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram dois formulários com questões fechadas e situações-problemas, e entrevistas realizadas juntos aos professores de Matemática e Física da turma, nas quais expressaram as suas opiniões e possibilidades sobre a interdisciplinaridades e o seu papel que influencia para a aprendizagem. No que se refere aos resultados, observou-se que os discentes tiveram um bom desempenho frente aos problemas propostos, além disso, assinalaram as contribuições significativas da aula ministrada sob a perspectiva interdisciplinar, realizada no período da coleta dos dados. Diante disso, constatou-se, concomitantemente, a importância da interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem de Matemática e Física por meio dos conteúdos trabalhados.


Descrição
Palavras-chave
Interdisciplinaridade, Trigonometria, Máquinas Simples, Ensino - Aprendizagem
Citação