A iniciação científica na formação da pedagoga: quando a experiência e as memórias de si vão forjando a profissional

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Data
2022-07-20
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Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é uma das principais formas de acesso à pesquisa na Universidade, uma vez que faz parte do tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão). Assim, durante a graduação, o sujeito tem a oportunidade de estudar e investigar questões que vão além da matriz curricular, possibilitando assim, durante a formação, a ampliação das discussões, da visão de mundo e do espírito científico. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar as implicações da Iniciação Científica na formação da Pedagoga na Universidade do Estado da Bahia/DCH – III, em Juazeiro -BA, a partir da própria experiência como bolsista de IC, além de descrever as contribuições na formação como Pedagoga e das oportunidades advindas do programa, no que diz respeito à pesquisa e escrita acadêmica, compreendendo sua importância também para a formação da Pedagoga no que se refere a sua atuação na docência. Assim, a partir de uma pesquisa autonarrativa, este trabalho se dá em uma abordagem qualitativa, utilizando aspectos da fenomenologia para respaldar esta discussão da experiência na Iniciação Científica e suas contribuições para “meu eu Pedagoga”. A partir dessa investigação foi possível perceber a notoriedade do papel da IC como uma experiência propulsora de conhecimento dentro do espaço universitário, em que fomenta a criticidade e autonomia da graduanda enquanto pesquisadora, desenvolve a produção científica, permitindo investigar inúmeras temáticas de interesse durante seu processo formativo.


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Palavras-chave
Iniciação científica, Pedagoga, Experiência pedagógica
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