O adolescer de meninas negras: percepções e experiências sobre as violências e discriminação de raça e gênero no espaço escolar

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Data
2022-06-03
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Resumo

O presente estudo teve como objetivo central entender as percepções das adolescentes negras, da Escola Municipal Clériston Andrade, localizada no município de Salvador-Bahia, sobre suas experiências de violências e opressões, a partir dos marcadores de gênero e raça. Como objetivos secundários, essa dissertação buscou: a) conhecer o contexto geral no qual as estudantes estão inseridas, na perspectiva social, cultural e econômica; b) entender o conceito de adolescência e como esse marcador se articulou para pensar as particularidades que envolvem a adolescência negra; c) conhecer as experiências de violência que adolescentes negras têm vivenciado na escola; d) compreender como os marcadores sociais das desigualdades de raça e gênero permitem perceber as vulnerabilidades na trajetória estudantil dessas adolescentes; e) refletir se e como a escola pode ser uma instituição promotora de ações pedagógicas de combate ao racismo e ao machismo na promoção ao respeito às diversidades. Para contemplá-los, optou-se por uma metodologia com abordagem qualitativa, que se propõe a entender fenômenos de cunho social e tem como interlocutoras adolescentes negras das séries finais do Ensino Fundamental II, periféricas e moradoras do bairro de São Marcos. Na pesquisa de campo foram realizadas entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados, aplicadas na própria unidade de ensino. Como fontes secundárias, foram analisados o censo escolar (2020) e imagens pertinentes ao contexto do lócus da pesquisa, a fim de contribuir o seu entendimento no enfoque qualitativo. A partir das análises das entrevistas com as interlocutoras observamos que elas se sentem discriminadas no ambiente escolar e que vivenciam o racismo praticado por algumas e alguns colegas, que percebem que sofrem preconceito por serem do gênero feminino e que, de um modo geral, são bem tratadas por professoras, professores, gestão e demais funcionárias e funcionários da escola. Consideram positivas as ações pedagógicas feitas na escola e que gostam desse referido espaço.


Descrição
Palavras-chave
Escola, Adolescentes negras, Gênero, Racismo, Violências
Citação
SILVA, Deise Cardoso Santos. O adolescer de meninas negras: percepções e experiências sobre as violências e discriminação de raça e gênero no espaço escolar. Orientadora: Claudia Andrade Vieira. 2022. 117f. Dissertação (Mestrado), , Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - Departamento de Educação Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2022.