Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs na Aprendizagem de Matemática: Aplicativo Photomath como ferramenta de auxílio na resolução de equações de 2º grau.

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021-07-01
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

O presente trabalho aborda um estudo de campo sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs no ensino de Matemática, utilizando o aplicativo Photomath como ferramenta de auxílio na resolução de equações de 2º grau. Este aplicativo pode ser baixado no celular gratuitamente através da plataforma play store ou através do sistema iOS, para celulares da Apple. O celular é um aparelho muito usado pelos alunos, não apenas para comunicação, mas também para estudar, fazer pesquisa, trabalhos escolares, entre outros, o que facilitou aplicação desta pesquisa. Como problemática desenvolveu se a seguinte: Que contribuições o uso de aplicativos em tecnologias móveis pode trazer aos alunos no processo de aprendizagem, tendo a flexibilidade de usá-las em sala de aula ou em casa, para avançar em seus estudos? Como objetivo principal investigou se, quais as contribuições do APP PhotoMath no processo de aprendizagem, de dezoito alunos do curso de Licenciatura em Matemática, na disciplina de Matemática III, nas resoluções de equações de 2º grau. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de campo, pois foi feita com um grupo de alunos, em relação análise de dados a mesma foi realizada a partir do referencial teórico utilizado. Os instrumentos para a coleta de dados da pesquisa, foram questionários exploratórios por meio da plataforma Google Forms, e atividades envolvendo equações de 2º grau. Contudo, os resultados alcançados foram favoráveis e atendeu as expectativas do trabalho, os alunos se identificaram com o aplicativo e mostraram interesse em continuar usando-o em seus estudos.


Descrição
Palavras-chave
Tecnologia, Photomath, Ensino da Matemática, Equação de 2º Grau
Citação